As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e geralmente atuam como coenzimas, substâncias necessárias ao funcionamento das enzimas, além de modularem o metabolismo dos macronutrientes.
Neste cenário, é correto afirmar:
A vitamina B6 relaciona-se fortemente com o metabolismo dos lipídios, sendo o piridoxal a sua forma mais utilizada para fortificação dos alimentos.
A síndrome de Wernicke-Korsakoff, uma condição que afeta preferencialmente o sistema nervoso central, é causada pela deficiência de vitamina B1 (tiamina).
A pelagra, doença decorrente da deficiência de vitamina B6, é bastante comum no Brasil e caracteriza-se por dermatite e alterações no funcionamento do sistema nervoso central.
A vitamina B9 (folato) relaciona-se diretamente com a síndrome da realimentação, ou seja, é comum em pacientes hospitalizados que permanecem em jejum por um longo período.
A biotina e o ácido pantotênico apresentam funções semelhantes no organismo, sendo a sua deficiência bastante comum no Brasil, ocasionando diarreia, alopecia, dermatite, etc.