O processo de higienização dos vegetais é fundamental para prevenir doenças associados ao consumo de alimentos crus.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Considerando a questão da sustentabilidade, a etapa inicial de lavar os vegetais em água corrente pode ser substituída por imersão em água potável (500 ml), adicionada de duas colheres de vinagre.
Após a primeira etapa para eliminar sujidades aparentes, é necessário mergulhar os vegetais em uma solução com a seguinte formulação: para cada litro de água potável adicionar três colheres de sopa de água sanitária.
A primeira etapa de higienização de vegetais consiste em lavá-los folha por folha, em água corrente, eliminando assim todos as sujidades e potencializando os processos subsequentes.
O hipoclorito de sódio também pode ser utilizado, uma vez que ele apresenta um custo inferior à da água sanitária, seguindo a seguinte formulação: 40 gotas para cada um litro de água potável.
A 1ª etapa de higienização consiste em deixar os vegetais imersos em água potável misturada à água sanitária (própria para o uso em alimentos) ou hipoclorito de sódio, por uma hora; logo após, eles estarão próprios para o consumo.