As vitaminas são compostos orgânicos presentes naturalmente nos alimentos, essenciais para a manutenção do metabolismo normal, desempenhando funções fisiológicas específicas. Com relação às vitaminas, é CORRETO afirmar:
A vitamina A é lipossolúvel, está envolvida na mineralização óssea, é ativada em nível renal por estímulo do paratormônio. Sua deficiência leva a deformidades ósseas, como o raquitismo e osteomalácia.
A vitamina B3 é também conhecida como Tiamina, é hidrossolúvel, está envolvida na transmissão de impulsos nervosos. Sua deficiência causa distúrbios neurológicos e cardiovasculares e beribéri.
A vitamina E, conhecida também como Tocoferol, é um excelente antioxidante que previne o dano celular, ao inibir a atuação de radicais livres. É recomendada em situações de infertilidade e de problemas no aparelho reprodutor. Sua deficiência pode acarretar dificuldades na circulação sanguínea, na cicatrização, na pressão arterial e até neuropatias periféricas.
A vitamina B2, também conhecida como Niacina, é hidrossolúvel. Sua deficiência causa pelagra, os sintomas clínicos são desordens mentais (apatia, insônia, confusão mental, perda de memória etc.).