O desenvolvimento de ações em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) envolve a etapa de planejamento, com definição de projeto educativo a ser executado. Sobre as etapas de planejamento das ações educativas, assinale a alternativa correta:
A etapa de planejamento envolve o diagnóstico adequado sobre as condições alimentares da população trabalhada. Os dados mais importantes nesse momento são os objetivos, como o resultado da avaliação nutricional do público-alvo.
Muitas vezes, observa-se desinteresse do público-alvo pelo tema da atividade educativa. Mesmo assim, a seleção dos conteúdos de ensino deve considerar a necessidade avaliada pelo educador, cuja função é motivar e despertar o interesse dos participantes.
A avaliação das ações de Educação Alimentar e Nutricional deve sempre ser realizada no final, para que todas as etapas sejam contempladas.
A escolha adequada do método de ensino é fundamental para o sucesso da prática educativa, sendo que no método expositivo a figura central é o professor/educador, exigindo elevada competência técnica específica, como falar em público e atrair atenção.
A avaliação a posteriori é realizada na conclusão ou pouco antes do encerramento do programa educativo, e tem como o objetivo representar um sumário dos resultados obtidos.