Imagem de fundo

Assinale a alternativa correta sobre doenças cardiovasculares.

Assinale a alternativa correta sobre doenças cardiovasculares.
A

A ligação entre hipercolesterolemia e doenças cardiovasculares é particularmente bem estabelecida, em especial para as doenças coronarianas. A elevação do colesterol total e do LDL está inversamente associada ao aumento do risco cardiovascular.

B

A importância de fatores nutricionais na prevenção de doenças cardiovasculares é bem estabelecida. Os mecanismos de ação mais conhecidos são o seu impacto sobre os níveis de colesterol, essencialmente o conteúdo de colesterol dos alimentos, e de maneira menos importante as gorduras saturadas.

C

Medidas dietéticas indicadas para a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 privilegiam as dietas pobres em gorduras, carboidratos simples e sódio, e ricas em fibras. Essas medidas apresentam potencial para reduzir o peso corporal, a obesidade abdominal e atenuar as anormalidades metabólicas.

D

A relação entre triglicerídeos elevados e risco cardiovascular é independente do efeito de outros fatores que frequentemente acompanham a hipertrigliceridemia, tais como obesidade, diabetes, colesterol alto, HDL baixo e hipertensão arterial.

E

Hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, com HDL-colesterol alto, são importantes fatores de risco cardiovascular.