Imagem de fundo

Em relação às dietas hospitalares, assinale a alternativa correta.

Em relação às dietas hospitalares, assinale a alternativa correta.

A

Dieta branda: Sua finalidade é favorecer a digestibilidade em situações especiais com acometimento de fases mecânicas do processo digestivo, como falta de dentes, dificuldade de deglutição e ainda em fases críticas de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca e respiratória.

B

Dieta normal: Destina-se ao paciente cuja condição clínica não exige modificações dietoterápicas, por não interferir no sistema digestivo e na tolerância normal do paciente aos alimentos e por não causar alterações metabólicas que exijam tais modificações.

C

Dieta pastosa: Possui consistência atenuada e menor quantidade de resíduos. Sua função é facilitar e diminuir o tempo da digestão. É prescrita em alguns casos de pós-operatório, algumas afecções gastrintestinais, para pacientes com problemas de mastigação, e em casos de diminuída absorção, quando os alimentos ingeridos devem ter desagregação facilitada.

D
Dieta líquida completa: Consiste, basicamente, de água e chás com açúcar e dextrosol. Por não conter leite e outras preparações, o seu valor nutritivo e calórico é muito baixo. Geralmente, é empregada no pós-operatório (24 horas a 36 horas), a fim de hidratar e proporcionar o máximo de repouso gastrintestinal, este, por conta de sua quantidade mínima de resíduos.
E

Dieta líquida retrita: Objetiva fornecer nutrientes e com valor calórico adequado ao paciente de uma forma que exija um mínimo de esforço nos processos digestivos e absortivos (pós- -operatórios, casos graves de infecção, transtornos gastrintestinais) e é indicada quando se deseja obter repouso gastrintestinal.