A produção primária varia de região para região, neste sentido, analise as proposições.
I. A produção primária pode variar não apenas de região para região mas, também, é influenciada pelas estações do ano, sobretudo em climas temperados e polares, em função de fatores limitantes que controlam as taxas de produção primária.
II. Fatores diretos são aqueles que afetam, diretamente, as taxas de fotossíntese, como radiação luminosa, concentração de nutrientes, temperatura e salinidade.
III. Fatores indiretos são aqueles que alteram as condições ambientais e, indiretamente, afetam a produção primária diária, como os processos de circulação vertical da água (ressurgência e subsidência).
IV. A relação entre a taxa de fotossíntese e a intensidade luminosa pode ser denominada como curva PI. Uma curva PI padrão revela que, inicialmente, a taxa de fotossíntese cresce linearmente com a luz durante a reação do claro, até atingir um patamar máximo, quando a intensidade luminosa atinge níveis saturantes e a taxa fotossintética se mantém constante, mesmo com o aumento da intensidade luminosa.
V. Nos ecossistemas oceânicos, os macronutrientes e micronutrientes são classificados quanto à sua disponibilidade na zona eufótica em não-limitantes e limitantes, e suas disponibilidades dependem da circulação vertical da coluna de água, e da velocidade com que são remineralizados pelas bactérias.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Todas as afirmativas são verdadeiras.