Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui um litoral com 7.367 km. O contorno da sua costa aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral. A plataforma continental tem profundidade média de 200 metros e largura média de 90 km. Toda essa extensão lhe confere uma diversidade de paisagens ao longo da costa, onde se alternam dunas, falésias, praias, mangues, recifes, baías, restingas, estuários e recifes de corais. Devido à sua extensão e por suas características comuns, o litoral brasileiro pode ser divido em Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
Com relação a esses setores do litoral e suas características dominantes, é correto afirmar:
No setor Norte é predominante a presença de restingas, campos de dunas, estuários e baías, ilhas e lagoas costeiras.
No setor Sul é predominante a presença de restingas, campos de dunas, estuários e baias, ilhas e lagoas costeiras.
No setor Norte é predominante a presença de deltas de grandes rios, barreira de recifes, atóis e arquipélagos, ilhas oceânicas e bancos oceânicos rasos.
No setor Nordeste predominam cadeias de montanhas e bancos submersos, restingas, campos de dunas, estuários e baias, ilhas e lagoas costeiras.
No setor Sudeste é predominante a presença de deltas de grandes rios, barreira de recifes, atóis e arquipélagos, ilhas oceânicas e bancos oceânicos rasos.