

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A adesão entre os materiais restauradores e os tecidos duros dos dentes tem sido objeto de muitos estudos, desde que Buonocore em 1955 propôs a técnica do ataque ácido do esmalte, que veio revolucionar a prática da dentística moderna.
Embora a adesão ao esmalte seja uma técnica relativamente simples, a adesão à dentina representa um grande desafio. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a idade do paciente não interfere na adesão dentinária
depois de aplicar o ácido e retirá-lo com água, a dentina deve ser completamente seca com jatos de ar, prevenindo-se assim a nano infiltração
ao aplicar-se ácido na dentina, remove-se a hidroxiapatita e expõe-se o colágeno, que é um substrato de baixa energia e desfavorável à adesão
a camada híbrida formada pela união micromecânica entre o colágeno exposto e a resina é a única responsável pela adesão dentinária