Imagem de fundo

Alguns conceitos espaciais se aplicam à avaliação...

Alguns conceitos espaciais se aplicam à avaliação tridimensional da anatomia da câmara pulpar e podem ajudar o clínico a determinar o número e a localização dos orifícios no assoalho. De acordo com COHEN (2017), assinale a alternativa que apresenta o conceito incorreto:


A

Centralidade: O assoalho da câmara pulpar nem sempre está localizado no centro do dente, à altura da JCE.


B

Localização do orifício: Os orifícios do canal estão sempre localizados na junção das paredes com o assoalho; sempre localizados nos ângulos dessa junção; e sempre localizados no término das linhas de fusão do desenvolvimento radicular.


C

Concentricidade: As paredes da câmara pulpar são sempre concêntricas em relação à superfície externa do dente à altura da JCE; ou seja, a anatomia da superfície externa da raiz reflete a anatomia interna da câmara pulpar.


D

Localização da JCE: A distância entre a superfície externa da coroa clínica à parede da câmara pulpar é a mesma em toda a circunferência do dente ao nível da JCE, o que faz com que essa estrutura seja a referência mais consistentemente reprodutível para se localizar a posição da câmara pulpar.