Paciente feminina, 47 anos, apresentase para consulta odontológica buscando alternativas para substituição do dente 26 por meio de prótese sobre implantes. Ao exame clínico, verifica-se que este é o único dente ausente na arcada superior. Na radiografia panorâmica, evidencia-se a pneumatização do seio maxilar na região correspondente, porém com remanescente ósseo de 5mm de distância da crista óssea até o seio maxilar. Considerando apenas essas condições, é possível fazer a indicação e a inserção do implante após a realização da técnica
de Summers, com uso de osteótomo terminado em ponta aguda, utilizado em forma progressiva de diâmetro, até 1mm da base do seio maxilar.
guiada de implantação imediata, associada à técnica de tuber-trefina para inserção de osso autógeno com uso de trefina até 1mm da base do seio maxilar.
de Summers, com uso de osteótomos cilíndricos-cônicos de ponta côncava, em sequência progressiva de diâmetro, elevando a membrana do seio maxilar de 3 a 5 mm com material de enxerto, sem rompê-la.
expansiva, com uso de alargadores e disjuntores expansivos de forma crescente em diâmetro, rompendo a base do seio maxilar e elevando a membrana do seio axilar o máximo possível com base na sua elasticidade.