Quanto à limpeza e à desinfecção de superfícies, assinale a alternativa correta.
Os detergentes possuem efetivo poder de limpeza, principalmente pela presença do surfactante na composição, mas têm a desvantagem de não remover sujeiras não solúveis em água.
Os compostos quaternários de amônia têm o espectro de ação (maior ou menor atividade germicida) de acordo com a concentração da fórmula do composto, o tempo de exposição, o pH e a geração do composto; agem por meio da inativação de enzimas produtoras de energia, desnaturação de proteínas e quebra da membrana celular.
Os compostos fenólicos sintéticos possuem ação bactericida, virucida, micobactericida, fungicida e esporicida, porém estão em desuso por causa da toxicidade.
Os compostos inorgânicos liberadores de cloro ativo mais utilizados são hipocloritos de sódio, cálcio e de lítio; possuem ação bactericida, virucida, micobactericida e fungicida, mas não esporicida.
Entre as desvantagens dos álcoois etílico e isopropílico para desinfecção, citam-se o fato de serem inflamáveis, voláteis, opacificam acrílico, ressecam plásticos e borrachas e propiciam o ressecamento da pele e a corrosão de materiais metálicos.