Imagem de fundo

Os limites da área chapeável em maxila são divididos em zona principal de suporte, zona...

1
Q1909287
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Técnico - Área: Prótese Dentária - 2021

Os limites da área chapeável em maxila são divididos em zona principal de suporte, zona secundária de suporte, zona de selamento periférico, zona de selamento posterior e zona de alívio. Assinale a alternativa CORRETA que descreve a zona principal de suporte.

A

É a zona de maxila que irá receber o maior esforço durante a mastigação. Ela compreende o rebordo alveolar em toda a sua extensão incluindo as tuberosidades. Essa região, recebendo o maior esforço durante a mastigação, é, também, a que maior alteração sofre com o correr do tempo. Notamos intensas reabsorções ósseas nessa área, principalmente se não foram obedecidos os princípios biomecânicos que regem a confecção das próteses totais mucosossuportadas.

B

Estende-se por toda a vertente palatina do rebordo alveolar até a rafe mediana. Para posterior, até o limite do palato duro e início do véu do paladar. Importantíssima área da maxila, pois contribui de maneira indiscutível, tanto na estabilidade da dentadura maxilar como em sua retenção. Sendo o osso dessa região um osso compacto, a sua reabsorção é muito mais lenta, propiciando uma sobrevida maior à prótese maxilar.

C

Localizada vestibularmente aos rebordos alveolares, apresenta-se como uma zona de transição ou zona marginal neutra, que denominamos sulco gengivo-labial ou geniano.

D

É região da área chapeável que deve ser aliviada na moldagem e na confecção da prótese total, para que o paciente não se machuque quando fizer uso da prótese, evitando-se, assim, problemas posteriores.