“O clareamento em dentes desvitalizados vem sendo utilizado há décadas, destacando-se pelo baixo custo, simplicidade das técnicas, ausência de materiais restauradores em contato com os tecidos periodontais e, principalmente, a possibilidade de não desgastar a estrutura dental para a sua realização, sendo utilizado o acesso palatino do tratamento endodôntico”.
MUNIZ, L. et al. Reabilitação estética em dentes tratados endodonticamente São Paulo: Ed. Santos.
Considerando as possibilidades e limitações do clareamento dental em dentes tratados endodonticamente, assinale a afirmativa CORRETA:
Existe a possibilidade de reabsorções cervicais externas, associada ao procedimento clareador devido à ausência de selamento temporário nas paredes do canal radicular. Para isso, é recomendada a realização de tampão cervical com cimento de ionômero de vidro ou resina composta e uso de perborato de sódio associado a água destilada.
O prognóstico do clareamento de dentes tratados endodonticamente é bastante favorável e depende exclusivamente do grau de escurecimento dos dentes. Para isso, o uso de agentes clareadores de alta concentração aceleram a quebra de cromóforos e, consequentemente, a reação de oxirredução.
Os casos de recidiva de cor são muito comuns e a possibilidade de um novo tratamento clareador é viável. Para isso, é importante uma avaliação precisa e, nesse caso, clarear os dentes vitalizados antes dos dentes tratados endodonticamente, que geralmente apresentam um forte potencial de resposta aos agentes clareadores.
Para a confecção do selamento das paredes laterais do canal, deve-se remover 2 mm de guta-percha abaixo da junção amelodentinária. Essa remoção é realizada com broca do tipo Largo em baixa velocidade ou instrumentos manuais aquecidos.
Uma das técnicas de clareamento de dentes desvitalizados mais comuns e com melhores resultados é a termocatalítica, na qual se aplica o peróxido de hidrogênio como curativo de demora e, em seguida, o uso de instrumento aquecido. Os resultados são mais duradouros e com menores chances de recidiva.