“Perfurações radiculares são falhas que podem ocorrer iatrogenicamente, durante o tratamento endodôntico. As radiografias anguladas são de extrema importância para o diagnóstico e localização da superfície da raiz que foi perfurada e essa informação é necessária para a determinação do melhor tratamento”.
Com relação a esta patologia, analise as proposições abaixo:
I. O reparo das perfurações feito através de uma abordagem não cirúrgica, atingindo o defeito internamente através do canal, é preferível e menos invasivo do que o tratamento cirúrgico.
II. Caso seja necessária a remoção de restaurações existentes no dente, para propiciar o acesso à perfuração, levando a um custo alto e a um longo período de tratamento, inaceitável para o paciente, o reparo cirúrgico deverá ser a alternativa de escolha.
III. Se o defeito for na base da furca de um dente multirradicular, considerase que o tratamento tem um pior prognóstico devido à contaminação microbiana presente na região gengival.
IV. O mineral trióxido agregado (MTA) é um cimento à base de óxido de zinco, sem eugenol, e apresenta muitas vantagens sobre outros materiais de restauração quando usado para reparo de perfurações.
V. Quando empregado na região cervical do dente, o mineral trióxido agregado (MTA) pode provocar a descoloração da coroa do paciente.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, II e V.
I, III e IV.
I, III e V.
II, III e IV.