Imagem de fundo

A biópsia é um procedimento de diagnóstico que consiste na remoção de um tecido para ex...

A biópsia é um procedimento de diagnóstico que consiste na remoção de um tecido para exame histopatológico, geralmente sendo necessária uma etapa cirúrgica. A análise microscópica do espécime coletado permite, na maioria dos casos, a obtenção de um diagnóstico definitivo, direcionando a terapêutica e evitando sobretratamentos. A respeito das biópsias, assinale a alternativa incorreta.

A

A biópsia incisional deve priorizar a remoção de tecido no centro de lesões extensas, principalmente se necrosadas, devido ao alto valor diagnóstico proporcionado pelo maior dimorfismo celular encontrado nessa região.

B

A biópsia incisional deve obedecer a determinados critérios, como, por exemplo, ter o formato de cunha e ser estreita e profunda.

C

Para casos de suspeita de hemangioma, a biópsia incisional está contraindicada, pois, ao se remover parte da lesão, poderá ocorrer um sangramento incoercível ou difícil de conter com as manobras hemostáticas disponíveis; está indicada a biópsia excisional para esses casos.

D

O espécime biopsiado deve ser armazenado em um frasco de vidro ou plástico que contenha uma solução de formol a 10%, sendo recomendado um volume de formol equivalente a vinte vezes o volume do espécime.

E

A biópsia está indicada para qualquer lesão que gere preocupação excessiva para o paciente, como, por exemplo, em casos de cancerofobia.