A Anquilose da Articulação Temporomandibular (ATM) pode ser definida como a fusão do côndilo mandibular com o osso temporal (base do crânio), que resulta em dificuldade ou mesmo impedimento do paciente abrir a boca. A respeito da ATM, é INCORRETO afirmar que:
Basicamente, encontram-se três fatores na causa da anquilose: infecção orofacial, má formação (causa genética) e trauma.
A fusão é fibrosa em um estágio mais inicial da doença, podendo ser óssea em uma fase mais avançada da doença, em que as características anatômicas da região são perdidas.
É uma patologia que prejudica a qualidade de vida do doente e pode acometer uma ou as duas articulações.
Pode desencadear alterações funcionais importantes, como limitação de abertura bucal, disfagia, disfonia, alterações psicológicas, deformidades faciais (assimetrias e/ou micrognatia), principalmente em crianças, nas quais os centros de crescimento ósseo são comprometidos.
A abertura bucal reduzida resulta em higiene oral precária, o que possibilita a alta incidência de problemas odontológicos, como o desenvolvimento de cáries e doença periodontal, que facilmente evoluem para pulpites e abscessos dentários, os quais são de difícil tratamento pela restrição de abertura bucal, levando a processos álgicos intensos e duradouros.