Imagem de fundo

Cada vez mais se faz necessário um processo de mudança na...

Cada vez mais se faz necessário um processo de mudança na organização da demanda, passando das consultas isoladas e de urgência para as consultas programadas, consultas de retorno, de manutenção e com tratamentos concluídos. Usuários que necessitem de atendimento para suas necessidades em saúde bucal precisam ter o acesso garantido aos cuidados obedecendo os princípios do SUS. Uma das formas de garantir esse acesso é a organização do serviço pela eSB a partir da Atenção Básica.


Nesse sentido, analise as asserções a seguir:


I. Algumas formas de organização da demanda que ainda são utilizadas nos serviços de Atenção Básica podem dificultar o acesso dos usuários. Como exemplos, temos a distribuição de senhas para o atendimento da demanda espontânea, horário restrito para acolhimento, agendamento exclusivo de consultas por patologia ou por ciclo de vida.


PORQUE


II. Por privilegiar o serviço e não o acesso ou a necessidade do usuário, esses modos de organização fazem com que outras pessoas que não se enquadrem nessas definições não sejam atendidas.


A respeito das asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeiras, e a II é uma proposição falsa.


D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


E

A asserção I e II são proposições falsas.