

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
(PMBS/URCA 2025) Os artigos metálicos utilizados na clínica odontológica deverão ser esterilizados por processo físico visto serem termorresistentes. A esterilização química deve ser utilizada em artigos termossensíveis apenas quando não houver outro método que a substitua. então , imaginemos um cenário onde um cirurgião-dentista tenha que realizar um atendimento na zona rural e o posto de saúde está há uma semana sem energia elétrica. Como não há possibilidade de esterilização por autoclave, qual dos seguintes produtos seria a melhor opção para a desinfecção dos instrumentais odontológicos, sendo recomendado pela ANVISA?
Usaria Álcool 70%, que apresenta uma ótima ação germicida, com fricção em três etapas, totalizando 10 minutos.
Após a realização da limpeza e secagem do artigo, faria a imersão dos artigos em uma solução de glutaraldeído a 2%, em recipiente de plástico e com tampa, por 10 horas. Antes de usar lavaria e usaria imediatamente.
Faria a imersão dos artigos em Hipoclorito de sódio 1% durante 30 minutos pois ele inativa rapidamente a matéria orgânica.
Acido lático 1% por 30 minuto tem uma forte ação germicida, não é toxico e é indicado quando se necessita de um nível alto de desinfecção.
Ácido peracético a 2%: Usado em nível alto de desinfecção, com imersão de 10 minutos. Ele não forma resíduos tóxicos, possui ação rápida em baixa temperatura e é eficaz na presença de matéria orgânica, mas é corrosivo para alguns metais e instável quando diluído.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.