Imagem de fundo

O atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais requer conhecimento t...

O atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais requer conhecimento técnico e adaptações específicas para garantir um tratamento seguro e eficaz. A avaliação prévia do paciente é fundamental para identificar suas condições sistêmicas, limitações motoras e necessidades individuais. No caso de pacientes com Doença de Parkinson, algumas particularidades devem ser consideradas durante o atendimento ambulatorial, incluindo:

A

Evitar inclinar a cadeira odontológica em ângulo maior do que 45° para facilitar a deglutição de saliva, evitando episódios de engasgo.

B

Nos casos avançados da doença, nos quais o usuário não consegue cooperar, podem ser requeridas, para a realização do tratamento odontológico, a sedação oral, a sedação endovenosa e, sendo contra indicado, a anestesia geral.

C

Bochechos com clorexidina ou outros antissépticos bucais devem ser prescritos, devido ao alto risco de desenvolvimento da cárie dentária e doença periodontal.

D

Planejamentos odontológicos extensos e complexos, principalmente de caráter cirúrgico e reabilitador, devem ser realizados independente da estratégia de cuidados prévios devido à grande dificuldade de manutenção da saúde bucal por esses usuários.

E

A higiene bucal não pode ser realizada pela pessoa com deficiência, mas sempre pelo seu cuidador ou responsável. Nos estágios leves da doença, a utilização da escova elétrica pode ser uma alternativa.