Imagem de fundo

As ações em saúde bucal no contexto coletivo envolvem não...

As ações em saúde bucal no contexto coletivo envolvem não apenas estratégias assistenciais, mas também a produção de conhecimento epidemiológico e o planejamento estratégico em consonância com os princípios do SUS. Sobre as práticas em saúde bucal coletiva, é correto afirmar que:


A

A fluoretação das águas é medida de alto custo, cuja implementação requer individualização dos níveis de exposição ao flúor para cada grupo etário da população.


B

O índice CPO-D permite estimar, em nível populacional, a prevalência cumulativa de doença cárie, mas não serve para a avaliação de políticas públicas.


C

As ações de promoção de saúde devem ocorrer de forma isolada das ações clínicas, pois possuem finalidades distintas no contexto da atenção primária.


D

A vigilância em saúde bucal implica a coleta, análise e interpretação sistemática de dados epidemiológicos, orientando o planejamento e a alocação de recursos.


E

A atuação do cirurgião-dentista no PSF limita-se ao atendimento clínico, sendo as ações educativas e de mobilização responsabilidade exclusiva dos agentes comunitários.