

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os materiais mais utilizados para a moldagem anatômica dos adentados são o alginato, a godiva e o silicone. Em relação à desinfecção desses materiais de moldagem, pode-se afirmar:
A desinfecção de moldes de godiva, previamente ao vazamento do gesso, pode ser obtida imergindo-se o molde em uma solução de glutaraldeído a 10% por 2 minutos.
A desinfecção de moldes de alginato, previamente ao vazamento do gesso, pode ser obtida borrifando hipoclorito de sódio a 2% e mantendo-os em um recipiente fechado por 1 minuto.
A desinfecção de moldes de silicone, previamente ao vazamento do gesso, pode ser obtida imergindo-se o molde em uma solução de hipoclorito de sódio a 1 % ou glutaraldeído 2% por 10 minutos.
A desinfecção de moldes de godiva e alginato previamente ao vazamento do gesso pode ser obtida borrifando uma solução de glutaraldeído a 15% por 1 minuto.
Durante um procedimento cirúrgico de exodontia dos dentes 16 e 17, o dentista necessitou o uso de fórceps e alavanca. Após o uso desses instrumentais é importante fazer o manuseio com cuidado no momento da limpeza, pois possuem um alto risco de contaminação. Esses instrumentos são classificados como
críticos.
não críticos.
semicríticos.
parcialmente críticos.
“Superfícies de manuseio são aquelas diretamente tocadas e contaminadas durante os procedimentos odontológicos”. Assinale a alternativa que não corresponde a uma superfície de manuseio.
Alças do refletor.
Puxadores de gaveta
Bandejas de instrumentos
Comandos da cadeira odontológica.
De acordo com as normas da ANVISA sobre os Resíduos de Serviços de Saúde do Grupo A - Subgrupo A5, como deve ser feito seu descarte?
Descartada no lixo comum
Devem ser segregados e acondicionados em saco vermelho duplo, como barreira de proteção, e contidos em recipiente exclusivo devidamente identificado
Descartadas pelo descarpack
Não precisa de cuidados especial
Descartada no saco branco infectante
Em relação à Biossegurança e à Classificação dos artigos usados na prática odontológica, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) instrumentos críticos: curetas de periodontia, espelho clínico, agulha e limas.
( ) instrumentos semi-críticos: fotopolimerizador, condensador de amálgama, espelho clínico e jato de bicarbonato.
( ) instrumentos não críticos: porta algodão, porta amálgama, armários e fio de sutura.
( ) instrumentos críticos: cureta de McCall, brocas, sindesmótomo e cinzel.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
F, F, V, V
F, V, F, V
V, V, V, F
V, F, F, F
Na prática odontológica, é comum ocorrerem acidentes com material biológico que podem ser prevenidos por meio de conhecimento e engajamento com as boas práticas profissionais Os materiais biológicos considerados de risco ocupacional na odontologia são:
ácidos e suor
sangue e lágrima
compostos fenólicos e adesivos dentinários
sangue e saliva potencialmente contaminada com sangue
Em relação ao atendimento do paciente portador de Tuberculose, marque a alternativa que não faz relação verdadeira com a conduta que deve ser tomada:
Em caso de doença ativa, o usuário deve receber somente tratamento conservador
Quando observado lesões tuberculosas de boca, onde este deverá ser encaminhado a consulta médica
Os profissionais de saúde deverão usar, constantemente, máscaras de proteção até no acolhimento
As urgências odontológicas devem ser respeitadas, de acordo com as normas de biossegurança
Visando à plena saúde bucal, há processos que devem ser realizados em consultórios odontológicos. Sobre esses processos, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1- Limpeza
2- Desinfecção
3- Esterilização
( ) Processo de destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana por meio de agentes físicos ou químicos.
( ) Processo de remoção de sujidades e material orgânico.
( ) Processo de destruição dos microrganismos patogênicos sem destruir necessariamente todos os microrganismos.
Assinale a sequência correta.
2, 3, 1
1, 2, 3
3, 1, 2
3, 2, 1
A remoção de detritos, impurezas, sujidades, e microrganismos da flora transitória e alguns da flora residente depositados sobre a mãos da equipe odontológica através da ação mecânica de detergentes, sabão e escovação, pela utilização de substâncias químicas, denomina-se:
Assepsia/antissepsia.
Descontaminação.
Degermação.
Desinfecção.
Leia as definições a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Assepsia: é o conjunto de medidas que é utilizado para impedir a penetração de micro-organismos em um ambiente; logo, um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.
Antissepsia: é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de micro-organismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não os destruir. Para tal fim, são utilizados antissépticos ou desinfetantes.
Degermação (ou desinquimação): vem do inglês degermation e significa a diminuição do número de micro-organismos patogênicos ou não, após a escovação da pele com água e sabão.
Desinfecção: é o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patogênicos, seja inativando sua toxina, seja inibindo o seu desenvolvimento. Os esporos não são necessariamente destruídos.
Esterilização: é a dispersão, sob forma de partículas, de agentes desinfectantes como gases, líquidos ou sólidos.
Recomendações específicas devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortante, tal como:
o material perfurocortante, mesmo que estéril, deve ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração com tampa e o símbolo de infectante.
durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes, utilizar os dedos como anteparo.
as agulhas devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos.
os recipientes específicos para descarte de material não devem ser preenchidos acima do limite de 1/3 de sua capacidade total.
as agulhas e lâminas de bisturi devem ser desprezadas em sacos de lixo branco com o símbolo de material biológico.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A má higiene bucal, que resulta no acúmulo de placa bacteriana, é um fator de risco para o surgimento da cárie.
II. A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. Esse foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade total.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas
A prática da biossegurança é necessária diariamente para que o profissional tenha um bom desempenho, assegurando a saúde do paciente e de sua equipe. Para isso, é fundamental que a desinfecção seja feita antes de qualquer procedimento. De acordo com o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa que corresponde à terminologia “desinfecção”.
Desinfecção é a destruição dos microrganismos patogênicos, eliminando-os de seres inanimados, matando as formas vegetativas sem atingir os esporos, sendo realizada apenas por meios físicos.
Desinfecção é a destruição dos microrganismos patogênicos, eliminando-os de seres inanimados, matando as formas vegetativas e atingindo os esporos, sendo realizada por meios físicos ou químicos, por ação bactericida ou bacteriostática.
Desinfecção é a destruição dos microrganismos patogênicos, eliminando-os de seres animados, matando as formas vegetativas sem atingir os esporos, sendo realizada por meios físicos ou químicos, por ação bactericida ou bacteriostática.
Desinfecção é a destruição dos microrganismos patogênicos, eliminando-os de seres inanimados, matando as formas vegetativas sem atingir os esporos, sendo realizada por meios físicos ou químicos, por ação bactericida ou bacteriostática.
O processo de descontaminação, em consultório, compreende a limpeza, a desinfecção e a esterilização. Assinale a alternativa CORRETA:
O glutaraldeído é considerado um esterilizante químico, sendo considerado desinfetante de alto nível, destinado a instrumentos sensíveis ao calor e em substituição aos desinfetantes com cloro.
A esterilização representa um procedimento responsável pela completa destruição das formas de vida microbiana, exceto formas resistentes, como esporos bacterianos e micobactérias.
Os métodos de esterilização por processos físicos envolvem o calor úmido (autoclave), a utilização de glutaraldeído e o Forno de Pasteur (calor seco).
É vedada, completamente, por lei, a utilização de esterilização por meio do vapor de gases de óxido de etileno em consultórios odontológicos.
Complete corretamente as lacunas do texto a seguir em relação aos conceitos básicos de terminologias relacionadas às medidas de assepsia e de antissepsia.
Medidas de __________ cirúrgica representam o uso de recursos que visam a redução da quantidade de microrganismos que possam contaminar a ferida cirúrgica. Já as medidas de __________ representam o uso tópico de substâncias específicas que diminuem a quantidade de germes na região anatômica, sendo aplicadas em __________. Os desinfetantes são substâncias que podem prevenir a multiplicação de microrganismos capazes de produzir sepse e são usados em __________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto acima é
antissepsia / assepsia / objetos / tecidos vivos
assepsia / antissepsia / objetos / tecidos vivos
assepsia / antissepsia / tecidos vivos / objetos
antissepsia / assepsia / tecidos vivos / objetos
Para a realização do atendimento odontológico é necessário adoção de medidas de precaução-padrão, para prevenir e controlar os riscos à saúde. São medidas que devem ser adotadas no atendimento a todos os pacientes, EXCETO:
preencher as caixas de descarte até a sua capacidade total.
realizar o transporte dos resíduos com cautela.
não utilizar agulhas para fixar papéis em murais.
realizar a limpeza, desinfecção e/ou esterilização dos artigos antes de serem estes utilizados em outro paciente.
manipular cuidadosamente os materiais perfurocortantes.
Considerando-se a biossegurança no consultório, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Descontaminação.
(2) Assepsia.
(3) Antissepsia.
( ) É o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos ou superfícies, tornando-os aptos para o manuseio seguro. Este processo pode ser aplicado através de limpeza, desinfecção e esterilização.
( ) É o conjunto de medidas adotadas para evitar a chegada de germes a local que não os contenha.
( ) É o emprego de substância capaz de impedir, pela inativação ou destruição dos micróbios a proliferação dos mesmos.
1 - 2 - 3.
3 - 2 - 1.
2 - 3 - 1.
2 - 1 - 3.
Para a desinfecção das superfícies da cadeira odontológica e do equipo o ideal é utilizar um desinfetante de alto nível como, por exemplo, o
álcool 70%.
ácido peracético.
hipoclorito de sódio 1%.
glutaraldeído 2%.
Antissepsia é um conjunto de técnicas de esterilização que visam evitar a proliferação de microrganismos patogênicos, responsáveis por provocar doenças infecciosas, por exemplo. Normalmente, a antissepsia é feita através de substâncias químicas (antissépticos), como bactericidas, desinfetantes e outros produtos que têm a finalidade de higienizar determinado local ou tecido vivo.
Consiste em característica ideal de um antisséptico, EXCETO:
Estável por longo período de tempo.
Ativo em baixa concentração.
Espectro restrito.
Baixo custo.
Leia as afirmativas a seguir:
I. As barreiras físicas são importantes aliadas no controle de infecção das superfícies e mobiliários em odontologia. O objetivo das barreiras é evitar infecção cruzada, evento bastante comum em procedimentos clínicos odontológicos. Todas as barreiras devem ser colocadas somente sobre as superfícies que serão utilizadas em cada atendimento. Não é correto “plastificar” a sala clínica. Essa conduta, embora dê a falsa aparência de controle de infecção, acarreta um aumento considerável de infecção cruzada, pois dificilmente a equipe de trabalho dispõe de tempo para trocar todas as barreiras no intervalo de pacientes.
II. A saliva possui capacidade tampão pela presença de íons de bicarbonato e fosfato que neutralizam os ácidos produzidos pelos microrganismos cariogênicos. Ela também tem a função de autolavagem e limpeza das superfícies dentárias e possui ação bacteriana por conter proteínas e imunoglobulinas que atuam a favor dos microrganismos cariogênicos.
Marque a alternativa CORRETA
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.