

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
OAuxiliar de Saúde Bucal deve reconhecer e saber a indicação do uso dos instrumentais odontológicos. Os esculpidores Hollenback e Jogo de Fran são utilizados em que procedimento odontológico?
Tratamento Restaurador Atraumático.
Restauração estética em dente anterior.
Cirurgia.
Restauração amálgama.
Remoção de cálculo dentário.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O escavador é utilizado para escavar material cariado, visando a avaliar o grau de dano causado pela cárie.
II. Na anatomia dentária, os sulcos têm a função de impedir o escoamento dos alimentos.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
São indicações da cunha interproximal, EXCETO:
Dentes com invasão do espaço biológico
Dentes sem acesso adequado à margem da lesão.
Impossibilidade de realizar contorno e acabamento adequado as margens da restauração.
Dentes com dificuldade de colocação e adaptação de matriz interproximal.
Pacientes com bruxismo.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Em odontologia, o espelho serve para o dentista visualizar em detalhes as condições em que se encontra a boca do paciente.
II. O Hollemback não é apropriado para fazer inserção de curativos e resinas na cavidade do dente.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sonda exploradora é utilizada para detectar cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente.
II. Na ausência de tratamento, a cárie dentária progride até destruir totalmente a estrutura dentária.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Instrumento rotatório indicado para remoção da dentina cariada remanescente em preparo cavitário:
Broca diamantada cilíndrica em baixa rotação.
Broca diamantada esférica em baixa rotação.
Broca diamantada tronco-cônica em alta rotação.
Broca carbide esférica em baixa rotação.
Broca carbide cilíndrica em alta rotação.
Os instrumentos odontológicos utilizados pelo cirurgião-dentista e escolhidos com critério por seu auxiliar visam à melhoria e o aperfeiçoamento dos mais diversos procedimentos realizados no consultório dentário. Assinale a alternativa a seguir que apresenta um instrumento NÃO classificado como restaurador:
Enchada.
Condensador.
Brunidor.
Esculpidor.
O(a) ____________________ é apropriado para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas, na cavidade do dente:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
Hollemback.
Colher de dentina.
Sonda exploradora.
Pinça clínica.
Referente à limpeza e polimento coronário, é INCORRETO afirmar:
Para as superfícies lisas, vestibulares e linguais ou palatinas, são usadas tacas de borracha.
O uso do fio dental completa o polimento nas superfícies interproximais.
Toda limpeza deve ser feita com o auxílio de uma pasta de baixa abrasividade, geralmente a base de pedra-pomes, que pode ser fluoretada ou não.
Após o polimento de todas as superfícies, repete-se a evidenciação para avaliação da remoção das placas e, em seguida, completa-se a limpeza nas áreas onde persistir a placa.
Para remoção das placas nas superfícies oclusais, são utilizadas escovas (escovas de Miller), acopladas a um contra-ângulo de baixa rotação.
Em dentes com perda de estrutura dentária, cuidados devem ser tomados para que o elemento dental em questão possa readquirir estética e função com o mínimo de dano ao sistema dentina-polpa. Dessa forma, o conjunto de materiais utilizados para restaurar o dente devem preencher alguns requisitos, exceto:
Estimular a formação de dentina secundária ou reparadora nas lesões profundas.
Promover a vedação marginal das restaurações.
Proteger o complexo dentino-pulpar de choques térmicos e elétricos.
Ser anódino, biocompatível e manter vitalidade pulpar.
A utilização de compósitos de ativação física revolucionou a prática clínica restauradora, reduzindo drasticamente a instabilidade de cor e a presença de porosidades nas restaurações estéticas diretas.
Sobre a fotoativação e os aparelhos fotoativadores, avalie o que se afirma.
I. Os fotoativadores devem emitir energia luminosa no espectro da luz visível.
II. O total controle sobre o tempo de trabalho foi o maior progresso trazido pelo processo de fotoativação.
III. As resinas microparticuladas requerem maior tempo de polimerização quando comparadas às micro-híbridas ou nanométricas.
IV. O uso do radiômetro é fundamental para que se tenha segurança de operação quanto à energia emitida pelas unidades de fotoativação.
V. As facetas vestibulares devem ser fotoativadas, movimentando-se levemente em círculos a ponteira durante a fotoativação, de forma a cobrir toda a área durante o ciclo de exposição da luz.
Está correto apenas o que se afirma em
I e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
II, III e V.
Instrumento odontológico utilizado para detectar cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente.
Sonda Exploradora.
HOLLEMBACK.
Carpule Bucal.
Pinça Detectora.
“são utilizadas na remoção de material cariado e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações. Algumas apropriadas para o acoplamento nas canetas de alta rotação como também para o acoplamento nos micromotores, de baixa rotação”.
O enunciado acima se refere ao conceito de:
Espátulas para resinas.
Cortantes.
Brocas.
Conjunto de fórceps.
Quais os instrumentais necessários para a realização de uma restauração em amalgama:
Brunidor, calcador e esculpidor.
Descolador, calcador e brunidor.
Escavador, descolador e esculpidor.
Pinça mosquito, descolador e alavanca.
Pinça mosquito, calcador e esculpidor.
Os instrumentos restauradores são utilizados basicamente para manipular os materiais de restauração dental até que reflitam a anatomia normal do dente. Assinale a alternativa que apresenta um instrumento classificado como restaurador:
Enxada.
Explorador.
Condensador.
Escavador.
O equipamento abaixo corresponde a:
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um instrumental odontológico utilizado principalmente para sondagem periodontal e outro utilizado no tratamento/controle do biofilme durante a profilaxia odontológica.
Cureta e fio dental.
Cureta e sonda Nabers.
Sonda de Weston e fio dental.
Sonda periodontal e escova Robinson.
Sonda exploradora e escova Robinson.
As matrizes são indicadas para restaurações de cavidades compostas ou complexas de dentes posteriores, cavidades de classe V e cavidades de classe III e IV em dentes anteriores. As matrizes individuais são aquelas preparadas especialmente para um determinado caso. Assinale a alternativa que apresenta apenas matrizes individuais.
Porta matriz de Tofflemire e palodent.
Palodent e matriz de Barton.
Porta matriz separador de Harper e automatriz.
Matrizes rebitadas e Porta matriz circular de Ivory.
Matriz em “T” e matriz de Hollemback.
Um cirurgião-dentista solicita uma broca utilizada principalmente para a remoção de tecido cariado, confecção de retenções adicionais e acesso inicial de preparos cavitários. Qual é essa broca?
Roda.
Cone invertida.
Forma de chama.
Esférica.
Piriforme.
A respeito das características das canetas de alta e baixa rotação, é correto afirmar:
elas devem ser lubrificadas uma vez por semana, independentemente do uso.
as canetas de alta rotação sempre são utilizadas com liberação de jato de água.
a colocação e a retirada das brocas dos contra-ângulos podem ser feitas pelo sistema “push button”, que dispensa a utilização do saca-broca.
a peça de mão é utilizada primordialmente para preparo de dentes posteriores para restaurações diretas.
o encaixe das brocas usadas no contra-ângulo é denteado.