

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ainda sobre a utilização dos instrumentos mecanizados na terapêutica periodontal, qual das alternativas mostra uma contraindicação do uso desse tipo de instrumento?
Desbridamento subgengival de cálculos, biofilmes dentais, constituintes da superfície radicular e periodontopatógenos.
Marca-passos não blindados.
Disfagia.
Crianças.
Superfície dentária desmineralizada.
Os instrumentos periodontais são desenhados para propósitos específicos. Dentre as alternativas abaixo, qual a função da foice?
Raspagem subgengival.
Remoção de cálculo supragengival.
Alisamento radicular.
Remoção do revestimento de tecido mole da bolsa.
Remoção do cemento alterado.
Qual o instrumental utilizado para raspagens periodontais?
Curetas.
Limas.
Moldeiras.
Fórceps.
Analise a imagem a seguir:

Disponível em: Livro – Fundamentos em Odontologia para TSB e ASB – Bird & Robinson 10ª ed.
De acordo com a imagem, e sabendo que esse instrumental pode ser utilizado para remoção de cálculo (tártaro), assinale a alternativa que corresponde corretamente à nomenclatura desses instrumentos.
Fórceps
Condensadores
Calcadores Paiva
Curetas Gracey
Alavancas
São curetas utilizadas para raspagem periodontal, EXCETO:
Cureta Gracey.
Cureta Mccall.
Cureta mini-Gracey.
Cureta de Lucas.
Cureta Goldman Fox.
As curetas odontológicas possuem várias indicações na clínica. Sobre esse assunto, analise e julgue:
I- Periodontia: usada para a realização da raspagem e alisamento radicular.
II- Cirurgia: usada para a limpeza da ferida cirúrgica pós-exodontia.
III- Dentística: utilizada para a remoção de tecido cariado amolecido.
Analisadas as assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
Apenas I e II estão corretas.
Apenas III está correta.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
É um instrumental utilizado para determinar a saúde gengival do paciente. Sua utilização pode acontecer desde a primeira consulta até as consultas de manutenção. O trecho se refere ao(à):
Fórceps.
Alavanca.
Lima endodôntica.
Sonda periodontal.
Sonda clínica.
A estabilidade e o controle são essenciais para a instrumentação eficaz e para evitar danos ao paciente e ao clinico. Durante os procedimentos de raspagem e alisamento radicular uma empunhadura conveniente é essencial para o controle preciso dos movimentos feitos durante a instrumentação periodontal.

A descrição acima bem como a figura se referem a empunhadura do tipo:
Empunhadura com a palma e o polegar.
Empunhadura dedo no dedo.
Empunhadura convendional.
Empunhadura de caneta padrão.
Empunhadura de caneta modificada.
Placa bacteriana, também conhecida como biofilme ou placa dental, refere-se à aglomeração de bactérias da microflora oral sobre a superfície dentária, sendo fator que determina o aparecimento de cárie e doença periodontal. São utilizadas escovas (escovas de Robson), acopladas a um contra-ângulo de baixa rotação, para:
Remoção das placas nas superfícies oclusais.
Remoção das placas nas superfícies vestibulares.
Remoção das placas nas superfícies interproximais.
Remoção das placas nas superfícies linguais ou palatinas.
É um instrumento de raspagem utilizado no tratamento de bolsas periodontais:
Cinzel de Ochsenbein.
Fórceps.
Cureta de Gracey
Explorador.
O procedimento de raspagem e alisamento radicular deve ser realizado utilizando-se curetas. Para raspagem subgengival de todas as faces dos dentes anteriores, qual a cureta indicada?
gracey 5-6.
gracey 7-8.
gracey 11-12.
gracey 13-14.
foice 00.
“Importante instrumento tátil e sempre deve ser utilizado delicadamente, ou seja, sem pressão excessiva. No mercado, existem vários tipos e numerações.Dentre as suas diversas funções, podemos citar: é utilizada durante a remoção do tecido cariado com a finalidade de determinar a consistência da dentina cariada (contaminada ou desorganizada);possibilita a percepção de superfícies irregulares, podendo ser empregada para verificar a adaptação marginal das restaurações; pode ser utilizada para remover excessos de material nas faces proximais antes da remoção dos sistemas de matrizes.” Trata-se de:
Enxada.
Pinça de Muller.
Sonda de Nabers.
Sonda exploradora.
Os instrumentos periodontais são projetados para finalidades específicas, como a remoção de cálculo, remoção de placa e alisamento radicular. De acordo com Carranza et al. (2020), com relação aos instrumentos periodontais, assinale a opção correta.
As curetas de Gracey são diferentes das curetas universais quanto ao fato de apresentar lâmina compensada com um ângulo aproximado de 45 a 50 graus, enquanto as curetas universais apresentam uma lâmina não compensada com ângulo de 90 graus em relação à haste.
A instrumentação com o dispositivo ultrassónico é diferente da instrumentação manual. A empunhadura em caneta com uma leve pressão é preferida, assim como o uso de um apoio intraoral. Os depósitos são removidos de apical para coronal.
As enxadas são utilizadas para remoção de saliências ou anéis de cálculo. A lâmina é inclinada em um ângulo de 80 graus e a borda cortante é formada pela junção da superfície terminal plana com a porção interna da lâmina. A borda cortante é biselada em 45 graus.
Uma das contraindicações absolutas do uso de instrumentos mecanizados é o diabetes mellitus não controlado.
Os pós de polimento com jato de ar supragengival e subgengival contendo glicina ou eritritol são seguros e eficazes para remover o biofilme da superfície dos implantes de titânio e de materiais restauradores.
Este instrumental se destina para a curetagem do alvéolo dentário após uma exodontia ou uma loja óssea para remoção de lesões. Assinale a alternativa correta em que é apontado esse instrumental.
Cureta Lucas.
Cureta Gracey.
Cureta Mc Call.
Cureta para levantamento de seio maxilar.
Cureta de cabo oitavado.
A sonda periodontal é considerada um instrumento indispensável para uma adequada avaliação do processo saúde-doença periodontal. Ela determina o diagnóstico de gengivite e periodontite, além da presença ou ausência de sangramento à sondagem periodontal. Existem vários tipos e formatos de sonda periodontal. Qual das sondas apresentadas abaixo possui uma esfera de 0,5mm na ponta?
De Williams.
De Michigan.
Nabers.
Da OMS.
Os instrumentos de periodontia para raspagem coronária radicular devem apresentar características específicas e correta indicação. Em relação à cureta de Gracey, as afirmações abaixo descritas estão corretas, EXCETO:
As curetas indicadas para os dentes anteriores possuem 2 angulações diferentemente das indicadas para os posteriores que possuem 3 angulações que permitem uma melhor adaptação à superfície dental.
A cureta 5-6 Mini Five possui metade do comprimento e permite acesso em áreas mais delicadas e reduzidas.
As curetas Gracey possuem apenas 1 superfície de corte. Portanto, podem ser utilizadas para raspagem SUPRAGENGIVAL e SUBGENGIVAL.
Durante o procedimento de raspagem a cureta deve se posicionar na base do cálculo de forma que a sua remoção seja eficiente, tendo a parte cortante da cureta Gracey voltada para o tecido gengival.
Assinale a alternativa que apresenta a correta função da sonda milimetrada:
Obter as medidas dos canais radiculares.
Obter as medidas de profundidade das lesões cariosas.
Obter as medidas de profundidade clínica de sondagem.
Obter as medidas do tamanho de lesões em gengiva ou bochechas.
Obter as medidas de distancias a serem percorridas pelos dentes durante uma movimentação ortodôntica.
São materiais indicados para avaliação periodontal e raspagem supra e subgengival, EXCETO:
Curetas Gracey.
Sonda periodontal milimetrada.
Curetas Mc Call.
Foice 00.
Escavador de dentina.
Sobre os Captores Periodontais de Schwartz , é correto afirmar que:
são um conjunto de instrumentos altamente magnetizados, de dupla extremidade, projetados para a recuperação de pontas fraturadas de instrumentos na bolsa periodontal.
são utilizados nos dentes anteriores e nos pré - molares, o 11 -12 é utilizado nas superfícies mesiais posteriores e o 13 -14 nas superfícies distais posteriores.
são utilizados para a remoção de saliências ou anéis de cálculo. A lâmina é inclinada em um ângulo de 99 graus; a borda cortante é formada pela junção da superfície terminal plana com a porção interna da lâmina.
têm uma série de lâminas em uma base. Sua função primária é fraturar ou esmagar grandes depósitos de cálculo firme ou placas polidas de cálculo.
Sobre a afiação dos instrumentos periodontais, não é correto afirmar que:
O uso sequenciado dos instrumentos periodontais promovem pequenos desgastes nas superfícies metálicas, arredondando os ângulos de corte e, consequentemente, diminuindo o seu poder de ação.
Os instrumentos cegos podem levar à remoção incompleta de cálculo e trauma desnecessário em virtude da força e pressão excessiva exercida para compensar sua ineficiência. Isso faz com que a sensibilidade tátil do operador fique diminuída, possibilitando que o instrumento escorregue com mais facilidade da mão do cirurgião, causando injúrias aos tecidos adjacentes.
Quando um instrumento afiado é seguro sob uma luz, uma linha brilhante é observada e quando este é deslizado sobre um bastão de acrílico, levantará farpas, o contrário aconteceria com um instrumento cego.
Cada instrumento possui uma técnica distinta para afiação da sua ponta ativa, isso se deve ao fato das suas diferentes conformações anatômicas.