Questões de Concurso sobre Outros Assuntos de Radiologia e Imaginologia - Página 2 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Outros Assuntos de Radiologia e Imaginologia

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
89 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O uso do PET/CT (tomografia por emissão de pósitrons) tem sido utilizado para investigação diagnóstica de patologias neoplásicas e, eventualmente, patologias inflamatórias/infecciosas como a osteomielite.


Em relação a esse exame, é correto afirmar que


A

não permite o estadiamento e controle pós-tratamento de tumores e implantes secundários.


B

processa o conjunto de ecos e os representa como pontos em uma escala de cinza, a partir dos quais a imagem do órgão é formada.


C

é realizado geralmente com uso de sensores paramagnético, no entanto, deve-se dar atenção aos pacientes com insuficiência renal e gestantes.


D

utiliza fluordesoxiglicode marcada com flúor-18, realizando uma análise baseada no metabolismo.


E

se baseia no princípio de movimento recíproco da fonte de raios X e do receptor da imagem ao redor de um plano, denominado plano de corte, no qual se posiciona a região de interesse.

Ao realizar a tomada radiográfica, a incidência dos feixes primários de raio-x faz com que obtenhamos uma imagem latente. Durante o processamento radiográfico ocorre a transformação da imagem latente da película em imagem radiográfica (visível). A solução química responsável por essa conversão de imagens se chama:


A

Fixador.


B

Chumbo.


C

Glutaraldeído.


D

Álcool.


E

Revelador.

A osteorradionecrose é uma das complicações mais sérias da radioterapia de cabeça e pescoço. Em relação à osteorradionecrose, assinale a alternativa que correta.


A

Um tempo de cicatrização de pelo menos 10 dias entre a realização de procedimentos odontológicos extensos e o início da radioterapia diminui significativamente a chance de necrose.


B

A maxila é envolvida com maior frequência, embora alguns poucos casos envolvam a mandíbula.


C

As regiões ósseas afetadas demonstram lesões radiolúcidas bem-circunscritas, apresentando um halo radiopaco circundante.


D

A dose da radiação é o principal fator associado à necrose óssea.


E

Os casos de osteorradionecrose surgem de forma exclusiva secundariamente ao trauma local.

Os equipamentos de raios X para uso odontológico devem atender ao seguinte requisito, aplicável a todos os equipamentos de radiodiagnóstico:


A

possuir blindagem do cabeçote quanto à radiação de fuga, mesmo que sem certificação.


B

apenas o gerador deve possuir identificação própria (marca, tipo, número de série).


C

os equipamentos radiográficos devem ser providos de dispositivo que corte automaticamente a irradiação ao final do tempo, dose ou produto corrente-tempo selecionados.


D

a emissão de raios X, enquanto durar a exposição radiográfica, não deve ser indicada por sinal sonoro ou luminoso.


E

o botão disparador deve estar instalado de tal forma que seja fácil efetuar uma exposição acidental.

Sobre os instrumentais usados em diversas especialidades odontológicas, assinale alternativa que corresponde a colgadura:


A

Utilizada para se inserir o material de moldagem, para ser levado à boca.


B

Utilizada para manipular alginato e gesso.


C

Utilizada para película radiográfica, usada em sua revelação.


D

Utilizada em diversas aplicações, sendo a mais comum a manipulação de resina acrílica.

Para fins radiológicos, em odontologia, a linha que vai do trago à asa do nariz denomina-se linha de:


A

Reid.


B

Camper.


C

Frankfurt.


D

Hanck.


E

Plano horizontal alemão.

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a montagem das radiografias dentárias dos pacientes.


1. As cartelas devem sempre ser identificadas com nome completo do paciente e a data de execução da radiografia.

2. O ponto de orientação (picote) deverá estar com a sua convexidade voltada para o profissional.

3. Dentes do lado direito do paciente deverão ser colocados do lado direito do profissional, como se estivesse olhando de frente para o paciente.

4. Para conseguir montá-las, não é necessário o conhecimento da anatomia dentária, pois as radiografias podem estar dispostas de forma aleatória.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

A radiologia analógica vem sendo substituída pela digital, pois essa apresenta vantagens, como, por exemplo, a exposição do paciente a menores doses de radiação, aumentando assim a sua segurança.


Assinale a alternativa correta com relação ao sistema digital indireto para a obtenção de imagem radiográfica intrabucal por meio da utilização dos sensores de placa de fósforo fotoestimuláveis.


A

Após a irradiação, a placa de fósforo é escaneada por um feixe a laser que libera a energia armazenada em forma de luz, a qual é convertida em um sinal elétrico e enviada para o conversor analógico-digital.


B

Os pixels são transferidos para um amplificador de leitura e transmitidos até um conversor analógico-digital.


C

A imagem digital é lida através do cabo que conecta o sensor digital ao computador, contendo o conversor analógico-digital.


D

Quando disparado, os raios x sensibilizam o sensor e a imagem digital é gerada automaticamente na tela do computador.


E

Durante a exposição, a radiação é absorvida na placa de fósforo, gerando uma imagem latente a qual é revelada quimicamente.

Com o surgimento da Radiologia Digital, muitas conquistas no melhoramento da imagem radiográfica foram alcançadas, com consequente evolução do diagnóstico por imagem. Não é mais uma questão de se, mas quando a maioria dos consultórios odontológicos passará a usar imagens digitais. Já durante este período de transição, a utilização de práticas baseadas em filmes é confrontada com práticas baseadas em imagens digitais, em consultórios que tenham implementado a radiografia digital.


Avalie as afirmações abaixo sobre as características e vantagens dos sistemas digitais na Radiologia Odontológica:


I. A imagem digital elimina o processamento químico. Dessa maneira, temse a vantagem de reduzir o tempo de trabalho na aquisição da imagem radiográfica.

II. Os resíduos perigosos sob a forma de substâncias químicas resultantes do processamento químico e das lâminas de chumbo contidas nos filmes radiográficos convencionais são eliminados em sistemas digitais.

III. As imagens podem ser eletronicamente transferidas a outros profissionais da área da saúde. Entretanto, sabe-se que no processo de transferência de imagem pode haver alteração e/ou distorção na qualidade da imagem original.

IV. Os receptores digitais intraorais requerem menos radiação que o filme radiográfico convencional, reduzindo, assim, a exposição do paciente aos raios X.

V. A imagem digital permite realces, medições e correções não disponíveis com o filme radiográfico convencional. Essas características facilitam o diagnóstico e o planejamento nas diversas especialidades da Odontologia


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

I, II, III e IV, apenas.


B

I, II, IV e V, apenas.


C

I, III, IV e V, apenas


D

II, III, IV e V, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

Assinale a alternativa correta sobre a montagem das radiografias em cartelas:


A

As cartelas devem sempre conter apenas o nome completo do paciente e sua data de nascimento.


B

As radiografias já podem ser colocadas na cartela, diretamente após a imersão no fixador.


C

Na montagem de radiografias de dentes inferiores, a coroa dos mesmos deve estar voltada para baixo e as raízes para cima, como na boca.


D

O ponto de orientação (picote) deve ter sua convexidade sempre voltada para o profissional.


E

Dentes do lado esquerdo do paciente devem ser colocados do lado esquerdo do profissional, como se ele estivesse olhando de costas para o paciente.

É sabido que as células de um mesmo indivíduo podem responder de forma diferente à radiação. Essa variação foi reconhecida inicialmente em 1906 pelos radiobiólogos franceses Bergonié e Tribondeau. Qual o tipo celular mais radiossensível?


A

Fibroblasto.


B

Célula parenquimatosa do fígado.


C

Célula parenquimatosa do rim.


D

Neurônio.


E

Célula basal da mucosa oral.

Com relação aos exames de imagem dentários que devem ser solicitados de rotina a um paciente na fase de dentição mista que se apresenta para avaliação odontológica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) devem ser solicitadas de rotina radiografias interproximais posteriores e periapical completa.

( ) devem ser solicitadas radiografias cefalométricas.

( ) devem ser solicitadas radiografias panorâmicas e interproximais posteriores.


As afirmativas são, respectivamente:


A

F – V – V.


B

V – V – F.


C

F – F – V.


D

V – V – V.


E

V – F – F.

Assinale a opção que apresenta um dos efeitos adversos que, no decorrer da radioterapia, poderão ser observados na boca do paciente.


A

síndrome da ardência bucal


B

queilite angular


C

glossite romboide mediana


D

mucosite oral


E

candidíase pseudomembranosa

A radiação ionizante é assunto de uma importante legislação de segurança, planejada para minimizar os riscos da radiação para profissionais e pacientes.


Entre os métodos de monitoramento e mensuração da dose de radiação, assinale a afirmativa incorreta.


A

Os filmes dosimétricos podem mensurar o tipo e a energia da radiação encontrada.


B

Os filmes dosimétricos proporcionam registro permanente da dose recebida.


C

Os dosímetros termoluminescentes produzem uma ionização das moléculas de ar dentro de uma câmara fechada, o que resulta em uma descarga mensurável e, por isso, diretamente lida.


D

Os dosímetros termoluminescentes são usados para monitoramento pessoal de todo o corpo e/ou das extremidades, bem como para a mensuração da dose na pele em investigações específicas.

A imagem por ressonância magnética (IRM) é um método de diagnóstico de alta resolução, elevada eficiência na diferenciação tecidual e em retratar as estruturas anatômicas e patológicas.


Com relação a esse exame, assinale a alternativa correta.


A

A formação da imagem é o resultado da interação de um forte campo magnético e pulsos de radiofrequência sobre os prótons de fósforo do tecido humano.


B

A IRM é a primeira escolha como ferramenta complementar no diagnóstico das anormalidades dos tecidos moles da articulação temporomandibular.


C

O método é proscrito a pacientes com epilepsia, demências, marcapasso, implantes cocleares e neuroestimuladores compostos por liga ferromagnética.


D

Os estudos são adquiridos nos planos sagital e axial, permitindo uma ampla visão anatômica das estruturas; e nas sequências ponderadas em T1 – que mapeiam a água e fornecem dados fisiopatológicos e T2 – que refletem informações anatômicas, mapeando principalmente a gordura dos tecidos.


E

A IRM é o método de escolha para lesões de partes duras leva vantagens na avaliação da estrutura óssea, exceto para lesões neoplásicas.

Considere que J. S., 60 anos de idade, buscou atendimento odontológico na Unidade Básica de Saúde, apresentando hipertensão arterial sistêmica grave: 170 > 190/115 > 125 mmHg. Nessas condições, os procedimentos odontológicos que podem ser realizados no paciente são:


A

extrações simples, curetagem (gengivoplastia).


B

restaurações simples, profilaxia supragengival.


C

extrações múltiplas, cirurgia com retalho ou gengivectomia.


D

extração de dente incluso, apicectomia, colocação de implantes simples.


E

radiografias e modelos de estudo.

“É um tipo de radiação emitida pelos objetos que foram alcançados pelos raios primários e se dissipa em todas as direções”. Estamos nos referindo à:


A

Radiação por escape.


B

Radiação primária.


C

Radiação útil.


D

Radiação secundária.


E

Radiação ideal.

Radiografias são úteis para detectar lesões cariosas porque o processo carioso causa desmineralização do esmalte e da dentina. A lesão é vista em uma imagem diagnóstica como uma zona radiolucente (escura), já que a área desmineralizada do dente não absorve tantos fótons de raios X como a porção não afetada.


Em relação ao papel da radiografia na Odontologia, assinale a alternativa correta.


A

As radiografias periapicais são as mais úteis para detecção de lesões cariosas interproximais.


B

As radiografias convencionais usadas para detectar lesões cariosas devem ser montadas em máscaras com bordas claras e interpretadas diante da luz solar.


C

Uma lesão na dentina sem cavitação clinicamente aparente, mas com uma extensão radiolucente, indica que a lesão cariosa ultrapassou a junção amelo-dentinária.


D

Tradicionalmente, filmes periapicais “adultos” n° 2 são usados para incidências radiográficas interproximais, aproximadamente, a partir da idade de 15 ou 16 anos.

A intensidade de um feixe de raios X é reduzida pela interação com a matéria que ele atravessa. Esta atenuação resulta de interações de fótons individuais do feixe com átomos do objeto.

Com base nos princípios da radiologia, assinale a alternativa correta.


A

Espalhamento de Compton acontece quando um fóton interage com um elétron de uma camada externa


B

O espalhamento coerente é o principal contribuinte para o velamento da imagem radiográfica, porque a quantidade total de fótons espalhados é significativa e seu nível de energia é alta


C

O número de interações fotoelétricas e de Compton são maiores em tecidos moles do que em tecidos duros


D

A absorção fotoelétrica é indesejável no diagnóstico por imagem

   
Gerar simulado