

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O material que NÃO deve ser tocado e/ou manipulado com a utilização de luvas de látex, pelo auxiliar, é:
silicona de condensação.
silicona de adição.
poliéster.
pasta zinco-enólica.
Considere as afirmativas relacionadas a Gessos Odontológicos. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A presença de impurezas e porosidade (bolhas de ar) poderá causar diminuição na resistência dos gessos usados em laboratório.
(__)Para a montagem de troqueis deve-se utilizar o gesso comum que apresenta a maior resistência quando comparado a outros tipos de gesso.
(__)Gesso é altamente hidrofílico e, portanto, deverá ser armazenado em pacotes bem fechados, longe de umidade e em locais secos e arejados.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
V - F - V.
V - F - F.
F - F -V.
V - V - F.
F - V - F.
Entre os materiais de moldagens, classificam-se como elastômeros e anelásticos, respectivamente,
poliésteres e silicones de adição.
pasta de óxido de zinco e eugenol e poliésteres.
silicones de condensação e silicones de adição.
silicone de adição e mercaptanas.
mercaptanas e pasta de óxido de zinco e eugenol.
A moldagem em odontologia inclui diversas etapas. Os materiais disponíveis hoje no mercado são inúmeros, sendo importante que o cirurgião dentista reconheça as propriedades de cada um para determinar o melhor material para cada caso a ser trabalhado. Quanto ao tema, assinale a alternativa correta:
Micela é uma rede de fibrilas formando a estrutura entrelaçada fraca e levemente elástica característica dos hidrocoloides
Polimerização é uma reação física que transforma moléculas pequenas em grandes cadeias poliméricas
Pseudoplasticidade é a tendência de um material se tornar menos viscoso à medida que a taxa de cisalhamento aumenta e recobrar a viscosidade inicial imediatamente após a eliminação das tensões de cisalhamento
Coloide é uma substância existente apenas em estado líquido, composta por moléculas grandes ou massas de moléculas menores que permanecem em suspensão em um meio circundante contínuo de uma matéria (ou substância) diferente
Qual dos requisitos abaixo NÃO se refere a um modelo de gesso ideal final para confecção de prótese fixa?
Ausência de bolhas.
Ausência de distorções.
Gesso tipo III.
Mínima expansão do gesso.
Marque a alternativa CORRETA que representa a quantidade de água para o vazamento de um modelo de trabalho, utilizando 100g de gesso tipo IV (pó) e respeitando a proporção de água/pó das especificações.
22 a 24 mL de água.
30 a 32 mL de água.
35 a 40 mL de água.
45 a 50 mL de água.
Qual tipo de moldeira é indicado para moldar arcada superior e inferior de um paciente que irá realizar clareamento dental caseiro?
Moldeira individual de resina acrílica.
Moldeira de estoque perfurada de alumínio.
Moldeira parcial.
Moldeira para desdentado.
Na confecção de modelos de gesso, a relação água/pó é de extrema importância para manutenção das propriedades do material.
Sobre essa relação, assinale a alternativa correta.
Quanto maior a quantidade de água, maior será a resistência e o tempo de presa do gesso.
Quanto maior a quantidade de água, maior a probabilidade de incorporação de bolhas durante a moldagem.
Cada gesso tem uma relação água/pó diferente e a quantidade de água recomendada pelo fabricante deve ser seguida com precisão.
O excesso de água aumenta a fluidez e facilita o escoamento do gesso, além de diminuir o tempo de presa.
Quanto menor a quantidade de água, maior a resistência e menor a probabilidade de incorporação de bolhas durante o vazamento.
A moldagem odontológica é uma técnica amplamente utilizada pelos dentistas que tem como objetivo fazer a reprodução exata das estruturas bucais, como a anatomia das arcadas, do osso basal e das coroas dentárias. Levando-se em conta tal afirmação, analise as afirmativas abaixo:
I. Molde: é o produto de uma moldagem, ou seja, a impressão ou cópia positiva de uma estrutura ou superfície que servirá para reproduzir a estrutura moldada.
II. Modelo: é a reprodução negativa do molde, que é confeccionado em gesso.
III. O alginato é um dos materiais mais usados na moldagem odontológica com as vantagens de facilidade de mistura e manipulação, precisão, se corretamente manipulado, baixo custo dentre outras vantagens.
IV. O Ágar é um material utilizado para moldagens, o qual apresenta características peculiares, pois, quando aquecido, amolece, tornando-se um líquido viscoso e, quando esfria, endurece, formando um sólido elástico. Por esse motivo, é chamado de hidrocolóide reversível.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativas III está correta
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
O controle da reação de cristalização do gesso é importante para evitar fraturas de modelos ou reações desfavoráveis entre o gesso e o alginato. Em relação à reação de cristalização do gesso odontológico, é correto afirmar que:
a reação libera calor, ou seja, é exotérmica.
quanto mais resistente é o gesso, mais água ele precisa para a reação.
quanto mais água adicionada, menor será o tempo de reação.
o produto final formado após a adição da água é o sulfato de cálcio hemi-hidratrado.
Após a moldagem, o molde de alginato deve passar por um processo de limpeza, seria este:
Apenas lavagem em água corrente.
Descontaminação.
Esterilização em autoclave.
Limpeza e flambagem.
_____ é a reprodução dimensionalmente precisa de parte da cavidade oral ou estruturas faciais extraorais, produzida em um material _____. Réplica em _____ em escala natural de dentes, tecidos moles e estruturas restauradas, utilizada como recurso diagnóstico, para construção de dispositivos ortodônticos e protéticos.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto acima.
Modelo, duro e durável, positivo
Molde, duro e durável, negativo
Modelo, elástico e friável, positivo
Modelo, elástico e durável, negativo.
Em relação à confecção de moldeiras individuais para prótese total, leia as afirmativas a seguir:
I-As moldeiras individuais são confeccionadas a partir de modelos de trabalho, nos quais não são necessários alívios com cera utilidade.
II-Após o alívio de áreas retentivas, hidrata-se o modelo em água fria e delimita-se com lápis, o fundo de sulco vestibular e a área basal do modelo.
III-O modelo de gesso deverá ser isolado para evitar que a resina acrílica fique aderida ao gesso e após secagem do isolante, inicia-se inserção da resina acrílica.
IV-A moldeira deverá ser confeccionada em material opaco, desta forma se houver áreas de compressão dos tecidos moles em boca, não haverá nenhuma dificuldade em identificá-las.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, lll e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Analise as afirmativas abaixo sobre a técnica de confecção de modelos de gesso:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
Marque a alternativa CORRETA que representa um material utilizado para realização de procedimentos de moldagem.
Silicona de condensação.
Fenol canforado.
EDTA.
Resina bisacrílica.
Em odontologia, são utilizados diversos tipos de gesso, com diferentes indicações. Após o cirurgião dentista realizar a moldagem, cabe ao técnico vazar o modelo. Acerca do gesso utilizado para a confecção desse tipo de modelo, assinale a opção correta.
O gesso comum tipo II pode ser utilizado para os modelos de trabalho e para as bases de modelo de estudo.
O gesso pedra melhorado tipo IV é o mais indicado para fixar o modelo de estudo no articulador.
O tempo de presa inicial pode ser controlado pela perda do brilho da superfície do gesso, o que indica que o conjunto modelo — molde — moldeira pode ser separado sem risco de fratura.
O gesso pedra tipo III é utilizado para modelos de estudo e para as bases de modelos de trabalho.
Quanto maior a temperatura e a velocidade de espatulação, maior será o tempo de presa do gesso.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas assertivas sobre a manipulação do gesso e marque a alternativa CORRETA.
( ) Se for adicionada pouca quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio) durante a espatulação, ocorrerá maior tempo de presa final.
( ) A quantidade de pó e de água deve ser medida previamente e se coloca primeiro a água e depois o pó na cuba.
( ) O gesso deve ser espatulado com uma espátula de plástico e só pode ser vertido no molde (vazado) quando não estiver mais brilhante.
( ) A adição de pó de gesso diminui o tempo de presa do gesso.
( ) Quanto menos tempo espatulando o gesso, menos núcleos de cristalização serão formados, menor será o tempo de presa do gesso.
F, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
Para evitar bolhas no modelo de gesso no vazamento, é necessário (a)
aumentar a quantidade de água, confeccionar uma muralha em cera e agilizar o vazamento.
vazar imediatamente à moldagem, aumentar a quantidade de água e espatular manualmente.
secar completamente o molde, realizar espatulação a vácuo e utilizar vibrador para gesso.
acrescentar sal ou raspas de gesso, utilizar vibrador para gesso e utilizar recortador de gesso.
Sobre os gessos odontológicos, marque a alternativa CORRETA.
Gesso tipo III é o mais indicado para modelos de trabalho em prótese fixa.
A correta proporção água/pó, a espatulação a vácuo - de preferência - e a eliminação de bolhas são cuidados a serem tomados em qualquer vazamento de molde.
Gesso especial (tipo IV) é usado normalmente para modelos de estudo.
Logo após a cristalização do gesso, tem-se a resistência seca; após 24 horas, essa resistência diminui (resistência úmida).
A maioria das falhas e distorções que ocorrem em moldes de prótese parcial fixa decorre da falta de conhecimento das propriedades dos materiais de moldagem e cuidados necessários.
A esse respeito, avalie as afirmações em relação aos materiais e suas características.
I. A silicona de condensação é um tipo de elastômero formado a partir de uma reação cruzada que gera um subproduto. Ao evaporar, confere ao material maior alteração dimensional.
II. A silicona de adição se forma a partir de uma reação de adição com a formação de subprodutos, o que confere ótima estabilidade dimensional. Sendo assim, o vazamento pode ocorrer de forma imediata ou em até sete dias.
III. O poliéter provém da mistura de duas pastas, base e catalisadora. Sua reação não gera formação de subprodutos voláteis, o que confere ótima estabilidade dimensional.
IV. O material de moldagem deve ser capaz de reproduzir os detalhes dos dentes preparados para a confecção de próteses bem adaptadas. Além disso, o ideal é que o mesmo não deforme, não distorça, seja compatível e apresente um tempo de trabalho satisfatório.
Está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.