Sobre os materiais de proteção do complexo dentina polpa é correto afirmar que:
Os materiais para selamento têm a função de reconstruir parte da dentina perdida, diminuindo o volume de material restaurador definitivo, além de adequar o preparo cavitário, quando necessário, para a inserção do material restaurador. O cimento de ionômero de vidro é um representante deste grupo.
Os materiais para base têm o objetivo de vedar a embocadura dos túbulos dentinários e os microespaços que se formam entre o material restaurador e as paredes circundantes da cavidade. Os sistemas adesivos são representantes deste grupo.
Os materiais forradores apresentam baixas propriedades mecânicas e têm o objetivo de proteger a polpa das agressões externas ou estimular a formação de barreira de dentina mineralizada quando há exposição pulpar. O agregado trióxido mineral (MTA) é um representante deste grupo.
A profundidade da cavidade ou a quantidade de dentina remanescente não interferem na escolha do material de proteção pulpar a ser selecionado.
Em cavidades rasas, apenas o uso de um material para forramento é necessário para realizar a proteção do complexo dentino-pulpar.