A prática de qualquer técnica radiográfica exige uma série de cuidados durante a sua execução. Assim sendo, há necessidade do profi ssional conhecer o funcionamento dos aparelhos de raios-X, os posicionamentos da cabeça do paciente para cada técnica, os ângulos de incidência do feixe de raios-X para cada região a ser radiografada e, ainda, as dimensões e especificações dos filmes utilizados (FREITAS;VAROLI, TORRES,2004). Considerando estes fatores, assinale a alternativa correta.
Os ângulos horizontais estão relacionados com o plano sagital mediano e são determinados executando-se um movimento horizontal do cabeçote do aparelho de raios-X.
Quando emprega-se a técnica radiográfica da bissetriz, deve-se orientar o feixe de raios-X paralelamente ao plano bissector, formado pelo plano do dente e do filme, para que o resultado radiográfico apresente as mesmas proporções do objeto examinado.
Levando-se em consideração o posicionamento do filme, em cada região examinada, e a também a conformação anatômica dos maxilares, teremos diferentes ângulos verticais, que são obtidos pela inclinação horizontal do feixe de raios-X, em relação à linha de oclusão, e correlacionando-os com o plano bissector.
Os ângulos verticais são obtidos movimentando-se o cilindro dos aparelhos de raios-X em relação à linha de oclusão. Teremos assim ângulos negativos – no exame da maxila – e ângulos positivos – no exame da mandíbula.