Gengivite necrosante, periodontite necrosante e estomatite necrosante são as formas de doença inflamatória mais graves provocadas pela placa bacteriana, e que constituem as doenças periodontais necrosantes. Assinale a alternativa que apresenta características clínicas das doenças periodontais necrosantes.
As lesões necrosantes são dolorosas e apresentam evolução rápida, porém, nos estágios iniciais, quando as áreas necróticas são relativamente raras e pequenas, a dor geralmente é moderada.
Nas fases iniciais da doença, as lesões estão generalizadas em todas as papilas da região posterior da mandíbula, e o sangramento não é facilmente provocado, necessitando de um trauma físico extenso para desencadeá-lo.
A necrose gengival desenvolve-se lentamente e, em um período de no mínimo 3 (três) meses, a papila envolvida frequentemente estará separada em uma porção vestibular e outra lingual com uma depressão necrótica entre elas.
Nos casos avançados de doença periodontal necrosante, a febre e o mal-estar são os achados clínicos frequentemente mais pronunciados, mas o intumescimento dos nódulos linfáticos regionais não está presente em crianças e adolescentes.
Os pacientes com imunossupressão grave, incluindo indivíduos soropositivos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), apresentam uma lenta progressão da doença periodontal necrosante devido à ausência de sequestro ósseo.