A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível que pode apresentar sinais clínicos bucais tanto na sua fase primária como secundária. Com relação a essa doença e suas manifestações bucais, é CORRETO afirmar que:
Na manifestação oral secundária da sífilis, aparece o cancro, uma úlcera única indolor com bordas elevadas e endurecidas presente em qualquer área, no entanto o lábio é o sítio mais comum.
Na manifestação oral secundária da sífilis, observam-se máculas vermelhas ovais ou erupções máculo-papulares nas mucosas. Pode ainda apresentar a forma de condiloma latum ou condiloma plano, na comissura labial, caracterizada por lesões nodulares, firmes, ou placas mucosas discretamente elevadas, podendo estar superficialmente erosadas ou ulceradas.
Na manifestação oral primária, surgem bolhas pequenas e doloridas agrupadas no formato de cacho de uva nos lábios superiores e inferiores, gengivas, língua, céu da boca, no interior das bochechas, nariz e às vezes, no rosto, queixo e pescoço. Pode também causar sintomas como aumento do tamanho dos gânglios linfáticos (ínguas), febre e dores musculares.
Na manifestação oral secundária, surgem bolhas pequenas e doloridas agrupadas no formato de cacho de uva nos lábios superiores e inferiores, gengivas, língua, céu da boca, no interior das bochechas, nariz e às vezes, no rosto, queixo e pescoço. Pode também causar sintomas como aumento do tamanho dos gânglios linfáticos (ínguas), febre e dores musculares.
Na manifestação oral primária, revela-se como um processo inflamatório que se desenvolve em pacientes que utilizam próteses totais removíveis com a presença de áreas avermelhadas no palato duro. Geralmente assintomática, porém pode apresentar queimação, sintomatologia dolorosa, prurido e sabor desagradável.