Uma cavidade patológica revestida por um epitélio é a definição mais aceita para descrever um cisto. Pode variar em relação ao comportamento, frequência, localização anatômica, histogênese e tratamento. Em relação aos cistos, a opção abaixo que apresenta a correta correspondência é:
apesar de raro, o cisto periodontal lateral é de fácil reconhecimento, pois ocorre adjacente e lateral à raiz de um dente. Predileção pela região de pré-molares e caninos inferiores.
queratocisto odontogenico possui limites nítidos e forma regular. Necessita de necrose pulpar para seu desenvolvimento e diagnóstico diferencial.
o cisto odontogênico calcificante é assintomático, promove reabsorção óssea ao redor do ápice da raiz do dente. Para seu desenvolvimento, necessita de uma polpa dentária sem vitalidade.
o cisto dentígero possui altas taxas de recidivas, com comportamento agressivo, porém benigno. Tem origem a partir de remanescentes da lâmina dentária.
o cisto radicular ou tumor odontogênico de células fantasmas, é uma lesão com comportamento agressivo. Possui características tanto de cisto quanto de um neoplasma sólido.