Um paciente de 85 anos com diminuição da acuidade auditiva apresenta prótese total superior antiga, com rachaduras, manchas, biofilme e cálculo aderidos. Relata que a prótese quebrou ao cair no chão do banheiro e ele mesmo a colou. Na arcada inferior, observam-se poucos dentes com higienização insatisfatória. Esse paciente receberá tratamento odontológico com reabilitação protética.
Com base na descrição do caso clínico, assinale a alternativa que apresenta informação correta em relação à conduta do auxiliar.
O auxiliar deverá orientá-lo brevemente, não investindo muito tempo, já que é sabido que ele não conseguirá realizar a higienização bucal e das suas próteses.
O auxiliar deverá informá-lo dos malefícios relacionados à colagem “caseira” da prótese, aconselhando- o a procurar o cirurgião-dentista se isto ocorrer.
O paciente deve ser orientado a realizar bochechos com antissépticos ao invés de escovação dentária, já que é mais fácil para ele executar.
Não adianta orientá-lo em relação à higienização bucal devido à sua idade avançada somada à sua deficiência auditiva.
O paciente deve ser orientado sobre a higienização das próteses, mas deve ser desestimulado a higienizar os poucos dentes para evitar lesões teciduais.