No processo de cicatrização tecidual, após lesão traumática ou cirúrgica; são conhecidas três fases distintas: inflamatória, proliferativa e de remodelação, que se caracteriza por:
na fase inflamatória, as citocinas, interleucina IL II e o fator de necrose tumoral estimulam a formação tecidual.
na fase proliferativa, a duração é de três a cinco dias e é caracterizada por uma resposta espontânea para estancar a hemorragia.
a fase inflamatória ocorre previamente à resposta reparadora do organismo e tem duração de três a cinco dias, ocorre vasoconstrição e ativação do fator de Hageman.
a fase de remodelação substitui progressivamente a fase inflamatória e inicia efeitos cascatas do processo cicatricial, induzindo o complemento e plasminogênio.