Imagem de fundo

Nas próteses fixas, o término cervical dos preparos pode apresentar diferentes configur...

Nas próteses fixas, o término cervical dos preparos pode apresentar diferentes configurações, de acordo com o material a ser empregado para a confecção da coroa. Sobre os tipos de término cervical, marque a verdadeira:

A

O término do tipo ombro, ou degrau, está indicado nos preparos para coroas de porcelana pura, com 1,0 a 1,2 mm de espessura uniforme, e para os preparos de coroas com estrutura metálica. Exige um maior desgaste dentário, resultando num degrau que dificulta o escoamento do cimento.

B

O término do tipo ombro, ou degrau biselado, forma um ângulo, aproximado de 45º, entre a parede axial e a cervical, com biselamento da aresta cavo-superficial. Provoca desgaste acentuado da estrutura dentária, para permitir espaço adequado para a colocação da estrutura metálica e da porcelana.

C

O término do tipo chanfrado proporciona que a junção entre a parede axial e gengival, seja feita por um segmento de círculo, que deverá apresentar espessura suficiente para acomodar metal e faceta estética. Está indicado para coroas metalocerâmicas, com ligas básicas (não áureas) e para coroas metaloplásticas.

D

O término do tipo chanferete está indicado para coroa total metálica, mas contraindicado para dentes que sofrem tratamento periodontal ou recessão gengival, com aumento acentuado da coroa clínica. Facilita a adaptação da peça fundida e o escoamento do cimento.