Imagem de fundo

A Associação Americana de Endodontia conceitua o periápice como um complexo de tecidos ...

A Associação Americana de Endodontia conceitua o periápice como um complexo de tecidos que circunda a porção apical da raiz de um dente. O desenvolvimento das periapicopatias é um processo dinâmico; os diferentes tipos de lesões periapicais representam diferentes estágios da reação inflamatória, em diferentes fases de desenvolvimento. Sendo assim, é correto afirmar:

A

a pericementite é uma inflamação aguda do periápice, caracterizada clinicamente por grande sensibilidade do dente ao toque. Ela pode ser uma extensão de inflamação aguda da polpa ou ser decorrente de trauma, pontos de contato, movimentação ortodôntica, irritação química ou mecânica durante o tratamento endodôntico.

B

o granuloma apical é uma massa de reação de granulação (tecido conjuntivo neoformado com inflamação crônica), localizado ao redor do ápice radicular. Surge em resposta a estímulo de baixa intensidade, proveniente do canal radicular. Apresenta sintomatologia dolorosa e diagnóstico diferencial radiográfico com o cisto periapical.

C

o abcesso periapical, ou abcesso apical, é uma coleção purulenta, circunscrita, envolvendo os tecidos que circundam a porção apical de um dente. É um processo inflamatório crônico, de evolução lenta e dor de fraca a moderada.

D

a pericementite apical aguda sempre irá evoluir para um abcesso periapical agudo. No entanto, o granuloma apical é de regressão lenta, mas nunca evolui para o abcesso periapical.