A dentição decídua é extremamente importante no desenvolvimento do ser humano e os profissionais que optam pela especialidade da Odontopediatria têm a obrigação de conhecer a morfologia dos dentes decíduos em todos os seus aspectos.
Em relação às características anatômicas dos dentes decíduos, assinale a alternativa correta.
As câmaras pulpares são proporcionalmente mais estreitas em relação às coroas dos dentes permanentes, não acompanham a morfologia externa da coroa e os cornos pulpares, especialmente os distais, são mais altos nos molares decíduos.
As raízes dos dentes anteriores decíduos são menores em proporção à coroa e as raízes dos dentes posteriores decíduos são mais convergentes para permitir o desenvolvimento do sucessor permanente.
O esmalte dos dentes decíduos é mais permeável e mais facilmente desgastado do que o esmalte dos dentes permanentes e o grau de permeabilidade é diminuído após o início da reabsorção radicular.
Nos dentes decíduos recém-irrompidos, as cúspides tendem a ter pontas mais arredondadas e apresentam margem e sulcos cervicais menos pronunciados, em especial, na face lingual dos molares decíduos.