Considere o que se afirma abaixo acerca do cemento radicular, indicando a alternativa correta:
É o tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado e celular, que circunda as raízes dos dentes e une-se ao ligamento periodontal e à lâmina dura ou ao osso alveolar propriamente dito. Em direção coronária, é contínuo com a lâmina própria da gengiva e está separado da gengiva pelos feixes de fibras colágenas que conectam a crista do osso alveolar com a raiz.
É um tecido calcificado especializado que recobre as superfícies radiculares dos dentes e, ocasionalmente, pequenas porções das coroas dos dentes. Possui muitas características em comum com o tecido ósseo, contudo não contém vasos sanguíneos e linfáticos, não tem inervação, não sofre remodelação e reabsorção fisiológica, porém se caracteriza pela deposição contínua ao longo da vida. É constituído de fibras colágenas embutidas em uma matriz orgânica e desempenha diferentes funções.
Comunica-se através de canais vasculares (canais de Volkmann) no osso alveolar propriamente dito com os espaços medulares do osso alveolar. Tem a forma de ampulheta e é mais estreito ao nível do terço médio da raiz, além de ser essencial para a mobilidade dos dentes.
É definido com as partes da maxila mandíbula que formam e dão suporte aos alvéolos dos dentes. Desenvolve-se em associação com o desenvolvimento e a erupção dos dentes e é gradativamente reabsorvido quando os dentes são perdidos.