Educação em Saúde bucal compreende ações que objetivam a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença, incluindo fatores de risco e de proteção à saúde bucal, assim como possibilitar ao usuário mudar hábitos, apoiando-o na conquista de sua autonomia. Sob essa ótica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A atenção à saúde bucal deve considerar tanto as diferenças sociais quanto as peculiaridades culturais, ao discutir alimentação saudável, manutenção da higiene e autocuidado do corpo, considerando que a boca é órgão de absorção de nutrientes, expressão de sentimentos e de defesa.
( ) Os conteúdos de educação em saúde bucal devem ser pedagogicamente trabalhados, preferencialmente de forma integrada com as demais áreas, e poderão ser desenvolvidos na forma de debates, oficinas de saúde, vídeos, teatro, conversas em grupo, cartazes, folhetos e outros meios.
( ) As atividades de educação em saúde bucal podem ser desenvolvidas pelo cirurgião-dentista, pelo técnico em saúde bucal, pelo auxiliar em saúde bucal e pelo agente comunitário de saúde, durante as visitas domiciliares, nas escolas, creches, asilos e espaços institucionais.
( ) Considerando a importância de que o trabalho do cirurgião-dentista não se restrinja apenas à sua atuação no âmbito da assistência odontológica, sugere-se que 50% de sua carga horária semanal seja para o desenvolvimento das atividades de educação em saúde bucal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – V – V – F.
V – F – F – V.
F – F – V – F.
F – V – F – V.
V – F – V – F.