Imagem de fundo

Os fluoretos são considerados medicamentos que podem ser adicionados a uma série de pro...

Os fluoretos são considerados medicamentos que podem ser adicionados a uma série de produtos, como aos cremes dentais e à água fornecida pelas companhias de saneamento público. Sua utilização ocorre há mais de 60 anos em todo o mundo e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), alcançando um grande impacto no controle da doença cárie, quando utilizado de forma coletiva ou individual. O emprego coletivo do flúor é uma das principais medidas de saúde pública, em função do seu impacto em reduzir os níveis de cárie na população. Sobre a ação dos fluoretos no controle da cárie dentária, é CORRETO afirmar:

A

Os fluoretos agem no controle dos microrganismos que causam cárie, através do seu efeito desinfetante sobre a placa bacteriana, tornando-a incapaz de descalcificar o esmalte dentário e livre da colonização de bactérias que causam doenças bucais.

B

O flúor é mais eficiente no controle da cárie em dentes decíduos, devido à sua estrutura mineral ser mais favorável ao acúmulo dessa substância, gerando um esmalte mais resistente ao ataque das bactérias causadoras dessa doença, quando comparados aos dentes permanentes.

C

Nas crianças com alta incidência da doença cárie, é recomendada a ingestão diária de flúor, mesmo que através do creme dental, visando ampliar o efeito protetor desse medicamento sobre os dentes, o que também é recomendado para as gestantes.

D

O uso de creme dental fluoretado deve ser evitado até que todos os dentes decíduos sejam substituídos pelos permanentes, prevenindo o desenvolvimento de fluorose nos dentes do adulto, que se encontram em formação até aproximadamente os 12 anos de idade.

E

O flúor contribui para a inibição da cárie no meio bucal, principalmente através da ação protetora contra a desmineralização, pela qual há formação de uma camada resistente aos ácidos e que, ainda, acentua a remineralização do esmalte com cárie inicial não cavitada.