A vasoatividade afeta a potência do anestésico e a duração da anestesia proporcionada por uma droga. A infiltração de anestésicos locais, como a procaína, com maiores propriedades vasodilatadoras, aumenta a perfusão sanguínea do local. O anestésico local infiltrado é absorvido pelo compartimento cardiovascular mais rapidamente e transportado do local de infiltração e do nervo, proporcionando uma anestesia de duração mais curta, bem como diminuição da potência da droga. Sobre a influência de diversos fatores na ação dos anestésicos locais, assinale a alternativa CORRETA.
pKa mais baixa = Inicio de ação mais lento, menos moléculas RN presentes para se difundirem através da bainha do nervo; o tempo de início, portanto, aumenta.
Maior lipossolubilidade = Potência diminuida.
Aumento da ligação proteíca possibilita que os cátions anestésicos (RNH+) se fixem de maneira mais firme às proteínas situadas nos sítios receptores; desse modo, a duração de ação aumenta.
Aumento da difusão = Aumento do tempo de início de ação.
Maior atividade vasodilatadora = diminuição do fluxo sanguíneo para a região = Remoção lenta de moléculas de anestésico a partir do local de infiltração.