O digluconato de clorexidina é empregado principalmente no controle químico das placas bacterianas supra e subgengival. Neste aspecto, avaliando os prós e os contras da sua utilização em periodontia, assinale a alternativa CORRETA.
O digluconato de clorexidina é, atualmente, a substância química mais eficaz no controle químico da placa bacteriana supragengival, seja na forma de soluções para bochechos (12% a 20%) ou por meio de aplicação local (0,2-2%).
A irrigação com soluções de digluconato de clorexidina nas concentrações de 0,02% e 0,2% demonstrou ser, em comparação com outros meios, o método mais eficiente no controle da placa subgengival.
O digluconato de clorexidina utilizado, isoladamente, não constitui um recurso válido para o completo controle da placa bacteriana. Precisa obrigatoriamente ser empregada, em determinados casos, como recurso auxiliar da escova e do fio dental.
O digluconato de clorexidina é também empregado na assepsia extrabucal (nas concentrações de 20% ou 40% para preparação cirúrgica da pele dos pacientes) e intrabucal, em intervenções cirúrgicas odontológicas.
Na forma de gel e na concentração de 0,02%, o digluconato de clorexidina é empregado em endodontia, como auxiliar na instrumentação e desinfecção do sistema de canais radiculares.