A prática da Odontologia por longos períodos de exercício profissional com carga horária em torno de 08 horas diárias e trabalhando na posição sentada, utilizando-se sempre de visão direta o que requer inclinações em ângulos excessivos do seu tronco e não dispondo de uma equipe que o auxilie em sua rotina pode proporcionar, eventualmente ao cirurgião dentista clínico, sintomas como dor, formigamento, sensação de perda de força muscular. Baseado nesta afirmação, analise as alternativas abaixo:
I- O cirurgião dentista deverá posicionar a cabeça para frente, para trás, com flexão lateral ou rotação, para que mantendo-se uma visão perpendicular do campo de trabalho, sempre que possível, sem a necessidade de uso do espelho bucal.
II- O profissional deverá evitar a visão perpendicular do campo de trabalho, uma vez que esta prática levará a uma mudança automática de movimentação corporal e, consequentemente, proporcionando uma inclinação de forma assimétrica em sua postura de trabalho.
III- O dentista clinico deverá alternar sua postura sentado sem apoio no encosto com a postura sentado e com apoio no encosto do mocho, de forma a ativar sua musculatura por meio de contração, permitindo assim que o sangue e os produtos catabólicos e residuais sejam removidos, seguido de relaxamento dos músculos, contribuindo assim para o suprimento de oxigênio para o sangue.
IV- Posicionar-se sentado e em postura ereta, relaxada e simétrica com seus braços junto ao corpo para evitar a movimentação lateral e para frente dos braços bem como as movimentações em rotação do tronco.
Assinale a opção CORRETA em relação aos cuidados preventivos a ser adotado pelo profissional, diante desta situação:
I e III.
III e IV.
I e IV.
II e IV.
II e III.