No que se refere ao exame físico dos pacientes com traumatismo facial, assinale a alternativa correta.
Equimose periorbitária, especialmente associada à hemorragia subconjuntival, geralmente é indicativa de fratura orbitária ou do complexo zigomático.
As anormalidades de movimento ocular podem sugerir um problema neurológico central, entretanto não são resultantes da restrição mecânica dos movimentos dos músculos do olho, nos casos de fraturas do complexo orbitário.
Equimoses localizadas atrás da orelha, ou sinal de Battle, sugerem fratura de côndilo mandibular, enquanto equimoses no assoalho da boca geralmente indicam fratura na região anterior da mandíbula.
A avaliação física das estruturas faciais, por causa de sua localização próxima a estruturas vitais (cérebro/crânio), deve ser realizada prioritariamente em relação a um exame geral que verifique as condições cardiopulmonares e as funções neurológicas, além de outras áreas de traumatismo em potencial, incluindo tórax, abdome e áreas pélvicas.
As regiões do terço médio e superior da face não devem ser palpadas, para evitar promover o desnivelamento ósseo na região frontal, no rebordo periorbitário ou na região nasal ou zigomática.