Radiografias periapicais ou interproximais são exames complementares importantes na detecção de lesões cariosas. Por outro lado, a prevalência de cárie dentária está entre as doenças de maior incidência no mundo. Diagnósticos mais precisos da extensão da cárie ou a identificação de lesões de difícil visualização direta podem ser facilitados pelo uso de uma radiografia intrabucal. No que tange a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A lesão cariosa é vista, na radiografia, como uma zona radiotransparente (escura), já́ que a área desmineralizada do dente absorve mais fótons de raios X como a porção não afetada.
À medida que a lesão se expande para a dentina, a margem entre a dentina acometida por cárie e a não acometida é difusa e pode camuflar a linha radiotransparente fina presente na junção amelodentinária.
A lesão detectada em uma radiografia isolada é resultado da atividade bacteriana na superfície dentária e, quando bem executada, a radiografia revela se a lesão está ativa ou inativa.
A projeção periapical é o exame radiográfico mais útil para detectar cáries.
As imagens radiográficas de cáries de radiação são bem características, pois apresentam sombras radiotransparentes, mais evidentes nas áreas oclusais.