Antes de realizar procedimentos invasivos, como exodontias, o profissional de odontologia deve ser capaz de avaliar a capacidade de hemostasia do paciente em questão. Em algumas situações, pode ser necessário solicitar alguns exames para verificação dessa capacidade. Cabe ao cirurgião-dentista indicar e interpretar esses exames. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
História hemorrágica ausente nos antecedentes pessoais ou familiares, atuais ou remotos, significa que o paciente não apresenta alteração sanguínea.
Integram o coagulograma os seguintes exames: tempo de sangramento (TS), tempo de coagulação (TC), tempo de atividade de protrombina (PT) e hematócrito.
Fazem parte do coagulograma os seguintes exames: tempo de tromboplastina parcial ativado (TTPa), prova do laço ou fragilidade capilar, contagem de plaquetas.
No coagulograma, incluiem-se os seguintes exames: hematócrito, prova do laço ou de fragilidade capilar, contagem de plaquetas, retração do coágulo e tempo de trombina (TT).
O mecanismo da hemostasia envolve três processos dinâmicos, que ocorrem na seguinte ordem: vasoconstrição, formação de um tampão hemostático permanente e formação de um coágulo ou tampão hemostático superficial e temporário.