A ação de um fármaco pode ocorrer no próprio local em que este foi aplicado, ou ser absorvido e distribuído pelo organismo, para acessar o sítio de ação. A prescrição de medicamentos é rotineira na prática odontológica, portanto, o cirurgião-dentista deve deter conhecimento sobre as vias de administração dos fármacos.
Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre as vias de administração:
A via submucosa é uma via de administração de fármacos muito empregada em odontologia, por ocasião da infiltração de soluções anestésicas locais. Além disso, pode ser usada também para a aplicação de corticosteroides.
As vias de administração dos fármacos são denominadas “enterais” quando esses fármacos entram em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrintestinal, como por exemplo, as vias oral, sublingual e subcutânea.
A via oral é a via enteral mais utilizada, principalmente pela facilidade de aplicação. Quando um fármaco é tomado por essa via há um aumento mais rápido das concentrações plasmáticas do medicamento, aumentando os seus possíveis efeitos tóxicos, quando comparado com as vias parenterais.
A via bucal ou local é capaz de servir como local de absorção de fármacos, especialmente quando a mucosa é muito espessa e há pouco suprimento sanguíneo, como o assoalho da língua.
A via sublingual é utilizada para a administração de fármacos que exercem ação no local da aplicação, como colutórios e soluções.