Imagem de fundo

O Índice CPO-D é largamente utilizado no âmbito dos levantamentos epidemiológicos em Sa...

O Índice CPO-D é largamente utilizado no âmbito dos levantamentos epidemiológicos em Saúde Bucal. Sobre ele podemos afirmar CORRETAMENTE que:

A

A letra D do acrônimo utilizado na denominação do índice refere-se a “dentes examinados”, para diferenciar este indicador de outro que trata de “superfícies dentárias examinadas” (CPO-S).

B

É obtido mediante exame da coroa e raiz do dente, permitindo incluir as cáries radiculares.

C

Informa sobre o ataque da cárie, retratando e diferenciando a etiologia das perdas dentais, como motivadas por doença periodontal, por motivos protéticos ou por razões ortodônticas.

D

È um levantamento epidemiológico eficiente no que diz respeito ao diagnóstico pois proporciona uniformidade de interpretações dos estágios iniciais da cárie, por parte dos examinadores, evitando subestimação do índice quando cáries de esmalte deixam de ser consideradas.

E

O método do cálculo do índice CPO-D consiste na razão entre o número total de dentes permanentes cariados (incluindo neste componente os dentes com extração indicada), perdidos e obturados em crianças examinadas, de 12 anos de idade, e o número de crianças residentes examinadas, de 12 anos de idade.