Afta é uma das ulcerações bucais mais comuns. A incidência varia de 20 a 60% dos indivíduos, dependendo da população estudada. Assinale a alternativa INCORRETA.
São reconhecidos três tipos de úlceras aftosas: maiores (úlceras com mais de 1 cm que podem durar até 6 semanas deixando cicatriz), menores (úlceras com até de 1 cm e com curso clínico de 7 a 10 dias curando sem deixar cicatriz) e herpetiformes (grupos de pequenas úlceras recorrentes).
Todas se apresentam como úlceras doloridas e recidivantes que não são precedidas por vesículas e com predileção de ocorrência em mucosa não ceratinizada.
As aftas menores, maiores e herpetiformes, em usuários com manifestações leves ou moderadas, podem ser tratadas com corticosteroide tópico, como acetonido de triancinolona 1 mg (em orabase aplicada sobre a lesão 3 a 5 vezes ao dia).
As terapêuticas com fármacos que agridam a base da úlcera, como por exemplo, o bicarbonato de sódio, nitrato de prata tem evidência científica de redução do tempo de cicatrização das lesões, resultando em alívio sintomatológico em alguns pacientes.