Os antibióticos são substâncias químicas, obtidas de microrganismos vivos ou de processos semissintéticos, que têm a propriedade de inibir o crescimento de microrganismos patogênicos ou destruí-los.
Assinale a alternativa correta sobre os antibióticos de uso odontológico.
Betalactâmicos: São assim chamados por possuírem um anel betalactâmico em sua estrutura química. Constituem uma ampla classe de antibióticos, contendo cinco subclasses: penicilinas, cefalosporinas, clavulanato de potássio, carbapenêmicos e tetraciclinas.
Metronidazol: É um composto sintético, derivado do nitroimidazol, muito bem absorvido por via oral, atravessando as barreiras teciduais rapidamente e em grandes concentrações, sendo distribuído na saliva e no fluido do sulco gengival. Após metabolização hepática, é eliminado pela via renal.
Macrolídeos: Apresentam ótima absorção e biodisponibilidade, quando administrados por via oral. Distribuem-se apenas para o tecido adiposo, com o pico de concentração plasmática sendo atingido 7 h após a tomada do medicamento. São excretados unicamente através da urina.
Clindamicina: De interesse para a clínica odontológica, apenas a doxiciclina e a minociclina, que possuem ótima absorção por via oral. Seu espectro de ação é mais amplo do que o das penicilinas e o dos macrolídeos.
Tetraciclinas: Fazem parte da família das lincosaminas. São biotransformados pelo fígado e excretadas na bile. Por essa razão, a relação risco/benefício de seu emprego deve ser bem avaliada em pacientes com alterações da função hepática e biliar.