Em preparos cavitários de dentes decíduos ou permanentes, o cimento de ionômero de vidro (CIV) pode ser utilizado como material para forramento ou como material restaurador. Em ambas as ocasiões se espera que sua adesão característica aos tecidos dentários seja atingida em grau máximo. Para isto, quando é utilizado um CIV convencional no sistema pó-líquido, é mandatário que no momento de sua inserção na cavidade a superfície do material obtido após a manipulação se apresente brilhante. Assinale a alternativa que explique a ocorrência do fenômeno adesivo entre os substratos.
A adesão do CIV à estrutura dentária ocorre pela quelação dos grupos carboxílicos dos ácidos poliacrílicos com o cálcio da apatita do esmalte e dentina
Caso a superfície do CIV não se encontre brilhante, a adesão pode ser garantida mediante a aplicação prévia de ácido poliacrílico na cavidade para remoção da lama dentinária.
A adesão do CIV ao substrato dentário ocorrerá mediante a liberação de íons cálcio, alumínio, sódio e flúor, responsáveis em conjunto pela reação química com a hidroxiapatita.
A reação do pó com o líquido do CIV em ambiente aquoso irá liberar cadeias de ácido tartárico que reagem com a fluorapatita do substrato dentário graças ao pH ácido.
A adesão do CIV à estrutura dentária ocorre após a liberação de polissais de cálcio das estruturas vítreas da reação pó-líquido, reagindo por quelação com a hidroxiapatita.